segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Em alta... Em baixa...

Em alta:

A belíssima festa do padroeiro da cidade, Riacho da Cruz que, para muitos [diga-se de passagem] foi a melhor da história;

A entrevista do vereador Dr. Marcondes de Oliveira a um dos melhores blog's do estado, o RN Política em Dia 2012;

O curso de gestão pública trazido pelo parlamentar, Dr. Marcondes de Oliveira [PMDB], que tem despertado o interesse da comunidade;

A conclusão das atividades letivas da Universidade do Vale do Acaraú [UVA]. A turma pioneira está só aguardando a hora para se formar.

Em baixa:

O curso pré-vestibular que foi aprovado na Câmara Municipal, mas até aqui não saiu do papel;

As obras públicas que estão paradas ou atrazadas [como exemplo, o pórtico do Acampamento II];

Famílias carentes que estão morando em prédios públicos por não terem habitação própria, nem insentivo público;

A decadência de Leonardo Rego segundo a ótica precisa da imprensa local.

VEREADOR MARCONDES É O ENTREVISTADO DO RNPOLITICAEMDIA2012.

MARCONDES, VEREADOR EM PRIMEIRO MANDATO DA CIDADE DE RIACHO DA CRUZ, TENDO OBTIDO 218 VOTOS NO PLEITO DE 2008, PODE SER O CANDIDATO DA OPOSIÇÃO, EM 2012.

É seu primeiro mandato eletivo. Não é muita audácia sua, com tão pouco tempo já pleitear o posto maior na política de Riacho da Cruz?
Não. Apesar de ser o meu primeiro mandato, É bom lembrar que faz mais de 15 anos estou presente na política do município, militando. Inclusive, tendo concorrido em outra oportunidade, como candidato a vice-prefeito. De forma que a nossa presença e os serviços prestados por tantos anos nos concede o direito de buscar essa oportunidade.

Você obtive 218 votos, o que equivaleu à época, a 10,06% dos votos válidos. Foi este percentual um dos pontos que foram decisivos para uma pré-candidatura sua?
Olha, sem dúvidas essa nossa boa votação influenciou, mas na verdade, a nossa decisão de ser pré-candidato surgiu do incentivo do povo, que reconhece nosso trabalho e que vê em nosso grupo político a oportunidade de um novo caminho e novas esperanças.

Mas analisando bem, você foi o único candidato do PMDB no município. Isso não seria também um fator que contribuiu, devido a sigla, para a quantidade de votos que você teve?
Bom, sem dúvidas isso nos ajudou. Porém, o fator mais importante para nossa votação, repito foi nosso trabalho e o serviço prestado que temos ao longo desse tempo no município.

Quantos projetos de lei você defendeu na câmara de vereadores durante estes 34 meses de mandato?
Temos apresentado alguns projetos importantes, entre os quais posso citar: requerimento solicitando a implantação do piso nacional para os professores do município, que hoje é realidade; recentemente, apresentamos, também, requerimento cobrando o adicional de insalubridade aos profissionais da saúde; projeto de lei com a finalidade de contemplar, ao final de cada ano letivo, os melhores estudantes, com um computador, estimulando a educação do município. Enfim, esses são alguns exemplos de nossa preocupação e compromisso em defesa de projetos importantes para o desenvolvimento do município.

Questionei projeto de lei. Assim, deu a entender que você apresentou apenas um projeto de lei de grande relevância, os demais foram requerimentos?
Verdade. Contudo, o papel do vereador não se limita a projetos de lei. Nosso mandato é completo, pois apresentamos requerimentos, solicitações, projeto de lei e a fiscalização ao poder executivo e, extra câmara, estamos sempre próximo do povo ouvido suas solicitações e conhecendo mais os problemas do município. Como exemplo, gostaria de citar uma solicitação de nossa parte, da maior importância para o município, que é a construção de uma passarela ligando os bairros acampamentos I e II, obra de fundamental importância, que solicitamos junto ao deputado federal Henrique Alves (PMDB). Compromisso assumido por ele conosco e com o povo. Obra esta que aguardamos com ansiedade por ser esta realização tão importante para o nosso município.

Tomaildes foi o candidato oposicionista na eleição passada. Ele hoje está apoiará seu nome, caso você venha à ser candidato em 07 de outubro próximo?
Tomaildes é uma liderança importante que está somando conosco e que irá contribuir com o projeto do nosso grupo para oferecer um novo caminho para o povo de Riacho da Cruz.

Além de Tomaildes, quais as lideranças municipais que já declararam apoio ao seu nome, concretizando-se sua candidatura?
Temos várias lideranças que hoje estão abraçando nosso projeto. Com por exemplo, ex-prefeitos; ex-vereadores; segmentos importantes, citando a juventude, comerciantes. Porém, o apoio mais importante e que nos dá estímulo de seguir em frente é o apoio do povo e das famílias que demonstram em seu dia a dia a necessidade de mudança e a esperança em nosso grupo de oferecer novas oportunidades.

Qual o posicionamento do legislativo riachocruzense sobre sua pré-candidatura ao executivo?
Tenho uma relação de amizade muito boa com todos os vereadores. Entendo a posição de cada um deles em defender a candidatura do grupo ao qual eles pertencem, mas percebo que, mesmo não nos apoioando, respeitam e vêem a nossa candidatura como legítima.

Qual a sua visão da gestão municipal atual?
Tem as suas conquistas. Mas tem muitas coisas a serem melhoradas. É necessário melhorar a saúde, investir mais em educação e tentar, de alguma forma, proporcionar a geração de emprego e renda, especialmente para a juventude. No que diz respeito a obras estruturantes, que deveriam marcar a atual administração, como por exemplos, o estádio de futebol, o bosque, o pórtico do acampamento II... Infelizmente estas obras caminham de forma lenta, não havendo até o momento sua conclusão, o que na verdade frustra as expectativas do povo que espera a efetivação dessas obras importantes para o município.

Rosalba Ciarlini: qual o seu pensamento à cerca dos 10 primeiros meses de governo?
Acredito que até o momento ela tem tido dificuldades de corresponder com as expectativas do povo, mas torço para que ela possa fazer um bom governo e assim ajudar no desenvolvimento do Rio Grande do Norte, que é o que interessa e é mais importante para todos nós.

Na sua opinião, quais os pontos mais deficitários, administrativamente falando, em Riacho da Cruz?
Como disse, a saúde e a educação precisam de uma atenção especial, bem como o compromisso com as obras, que, reitero, iniciam, mas não se concluem, além da escassa geração de emprego e renda.

Qual a sua mensagem para a população de Riacho da Cruz?
Em primeiro lugar, quero agradecer a oportunidade desta entrevista e deixar para os amigos e amigas de Riacho da Cruz minha mensagem de otimismo, esperança e a confiança de um grupo que está unido para juntos com o povo, apresentar um novo caminho e fazer as mudanças que o povo quer e Riacho precisa.

domingo, 23 de outubro de 2011

Paulo de Tarso sobre o Governo Rosalba: "não tem condições sequer de acertar"

Tido com um dos principais aliados do Governo de Rosalba Ciarlini (DEM), o então secretário-chefe do Gabinete Civil Paulo de Tarso Fernandes pediu exoneração nesta sexta-feira (21), mesma data do rompimento do vice-governador Robinson Faria (PSD). Entre os motivos alegados, ele apontou a interferência externa do ex-deputado e marido da governadora, Carlos Augusto Rosado, nas decisões políticas e administrativas.

Em entrevista ao blog de Thaisa Galvão, o "ex-super secretário" fez algumas afirmações sobre a gestão da Rosa. Confira:

Retrovisor

"Eu disse a ela (Rosalba) que é por essas e outras que o governo está aos frangalhos. Que a gente critica os governos de Wilma e Iberê, mas a gente não tem condições sequer de sanar as contas do governo. A gente não tem condições sequer de acertar (...) Não é justo que a gente tire dos servidores, aperte daqui e dali e não consiga acertar"

Lei do empréstimo

"Falei com ela pelo telefone em Nova York e ela me disse que Robinson podia sancionar. Quando falei com o deputado (Carlos Augusto) ele me disse que eu trancasse a lei na gaveta e não entregasse. Dissesse que a lei estava em qualquer lugar. Em Tibau ou em qualquer lugar. Mas aí o governador era Robinson e a governadora Rosalba estava sabendo, não havia nada que ela não soubesse, então decidi não atender ao deputado"

Quem manda

"Foram 10 meses de governo onde todas as decisões do Estado foram do marido da governadora"

"Ela despacha em casa. Governa de casa. Mas o lugar do governador é no gabinete. Até porque um deputado, um prefeito ou um secretário que quiser falar com a governadora não vai para a casa dela sem ser chamado, mas na Governadoria ele chega. Eu mesmo como chefe da Casa Civil só ia quando era chamado."

sábado, 22 de outubro de 2011

Poesia de uma amiga...

Com felicidades, recebi um e-mail de uma grande amiga. Nele, além de algumas belas e corajosas palavras de força, havia uma poesia que, inevitatelmente, a publico aqui...

"Aquele menino simples
Que ali viveu e cresceu,
Hoje se faz homem
E abraça o povo seu.

Rillen é de coragem,
Nos ilumina com sua luz
Quem conhece, reconhece
Orgulho de Riacho da Cruz"
 

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Vice-governador deixa a administração e “entrega” Caern e Idema


O vice-governador Robinson Faria (PSD) entregou ao Governo Rosalba as cotas que ocupava com indicados na Caern e no Idema, além da Secretaria  de Recursos Hídricos.

Com isso, o Governo Rosalba está com vagas em dois cargos de primeiro escalão: na Recursos Hídricos e no Gabinete Civil, quando Paulo de Tarso também pediu exoneração. Robinson Faria anunciará, oficialmente, o rompimento dentro de instantes em entrevista coletiva.

Fonte: Panorâmica político

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Programa do PCdoB em rede nacional

"Em 90 anos, o PCdoB nunca se envolveu em qualquer tipo de escândalo, porque nunca tolerou qualquer desvio de conduta". Assim começa o vídeo do partido. Inicialmente produzido para tratar integralmente da experiência dos comunistas na gestão de cidades mais humanas, o programa passou por mudanças para incluir a defesa do partido e do ministro do Esporte Orlando Silva contra as recentes acusações, veiculadas pela Revista Veja.

Um dos pontos altos é, portanto, a fala do ministro Orlando Silva e a do presidente do PCdoB, Renato Rabelo. "Quando o PCdoB assumiu o Ministério do Esporte, no governo Lula, as ações desse ministério não tinham a visibilidade nem a importância de hoje. Com muito trabalho trouxemos a Copa e as Olimpíada para o Brasil. (...) É claro que a importância que o ministério conquistou através do trabalho do PCdoB incomoda muita gente", diz Orlando, referindo-se às denúncias.

O ministro afirma que vai até as últimas consequências para defender a sua "honra e os 90 anos de história" do partido. Ele diz ainda que seguirá trabalhando, porque "a copa está aí e o desenvolvimento do país não pode parar".

Cidades humanas

O programa traz ainda pré-candidatos do PCdoB a prefeituras importantes do país, como Alice Portugal, em Salvador, Netinho de Paula, em São Paulo, Manuela D’Ávila, em Porto Alegre, e Perpétua de Almeida, em Rio Branco. Além destas capitais, há ainda outras cidades que deverão ter candidatos comunistas nas eleições de 2012.

Um dos destaques do programa é a gestão comunista da cidade histórica de Olinda (PE). Com a experiência de quase 12 anos à frente da Prefeitura, o partido destaca ações que geraram grandes mudanças na vida das pessoas.

O senador Inácio Arruda (PCdoB/CE), relator do aprovado Estatuto das Cidades, também está no programa, que evidencia soluções para que as cidades cresçam com menos desigualdade e mais desenvolvimento.

A equipe de produção do programa passou pelo teste de superação e conseguiu realizar as mudanças de última hora tão necessárias frente às calúnias divulgadas. Todas as peças que irão ao ar a partir desta quinta-feira tiveram a direção de arte do publicitário Marcelo Brandão e a coordenação política de Kérisson Lopes, da Comissão Nacional de Comunicação do PCdoB.

Fonte: Portal Vermelho

Não foi acidente

Abaixo-assinado de iniciativa popular sobre crimes de trânsito que envolva a embriagês ao volante. 

Tramita na rede mundial de computadores, a internet, um belíssimo trabalho popular que visa melhorar a legistação de trânsito brasileira, tentando diminuir os acidentes, entre outras intrações.

Clique no link e assine também!

CLIQUE AQUI 

Eu já li o abaixo-assinado INICIATIVA POPULAR SOBRE CRIMES DE TRÂNSITO QUE ENVOLVA A EMBRIAGUEZ AO VOLANTE para Presidente do Congresso Nacional, e pretendo assinar este abaixo-assinado.


Satélite de 2,69 ton pode cair no Brasil neste final de semana



Um satélite alemão de 2,69 toneladas vai cair na Terra neste final de semana. Cientistas não sabem bem onde, mas o Brasil é um dos “candidatos”. “Todas as regiões entre as latitudes 53 Norte e 53 Sul podem ser afetadas”, diz Andreas Schuetz, do Centro Aeroespacial Alemão. O “alvo” inclui a maioria dos países, inclusive o nosso.


O satélite ROSAT foi lançado em 1990 e desativado em 1999, com a função de pesquisar buracos negros e estrelas de nêutron. É do tamanho de uma mini-van. Quando entrar em órbita, entre sexta-feira e segunda-feira, terá algumas partes queimadas, mas 30 fragmentos pesando no total 1,87 tonelada podem se chocar com a Terra.

E detalhe: os cientistas só poderão ter alguma ideia de quando ele cairá de verdade 10 horas antes do choque.

Fonte: Estadão 
 

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

No detalhe: Aliatá!

É assim que chamo o amigo Kennedi Paulo amigo de minha família há muitos anos, homem a quem tenho respeito e dedico sempre bons ouvidos quando nos encontramos para conversar. Não tenho dúvidas de sua sabedoria política, uma verdadeira enciclopédia...


Na imagem, ele aprarece entre dois grandes nomes da política riachocruzense, a saber respectivamente, Dr. Marcondes de Oliveira e Edimilson Cavalcante. A imagem, ainda, mostra-nos a felicidade dos três no rápido encontro durantes as festas de São Pedro de Riacho, articulado por "Aliatá", além da reafirmação veemente do compromisso do ex-vereador Edimilson com o atual parlamentar riachocruzense, Dr. Marcondes de Oliveira.

Considero-o um articulador político e sábio no que diz sempre. É sempre muito bom conversar com ele, especialmente se o assunto for política...

Ao amigo, abraços!

Vereador, Marcondes Oliveira, é a esperança do PMDB para vencer eleição em Riacho da Cruz

Circulando na mprensa regional, eis que encontro boas notícias acerca da oposição riachocruzense, de modo especial Dr. Marcondes, o pré-candidato pelo PMDB. Dessa vez, conferi no blog do jornalista Clodoeudes Fernandes

Tão logo "desembarcou" no Alto Oeste potiguar na manhã desta terça-feira (18), o deputado estadual, Gustavo Fernandes (PMDB), não perdeu tempo e tratou logo de se reunir com algumas lideranças do seu partido na região e que deverão disputar as próximas eleições municipais.



Ontem, Gustavo Fernandes, esteve reunido com o vereador e pré-candidato a prefeito de Riacho da Cruz, Dr. Marcondes Oliveira, presidente do diretório municipal do PMDB naquele município.

Na pauta do encontro, além de conversas relacionadas a sucessão riacho-cruzense em 2012, teve também uma reivindicação por parte de Dr. Marcondes Oliveira para que o parlamentar estadual pedisse ao deputado federal, Henrique Alves (PMDB), que buscasse junto ao Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, a construção de uma passarela em Riacho da Cruz e que ligará os acampamentos I e II. 

A Obra, que deverá ser realizada através do DNOCS, é de fundamental importância para o município, principalmente, porque na época das chuvas a cidade fica dividida ao meio e, consequentemente, a passagem de veículos e pedestres fica inviabilizada.

Gustavo Fernandes se comprometeu em transmitir o pedido do vereador Marcondes ao deputado Henrique Alves o mais rápido possível, para que a população receba esta boa notícia em breve (construção da passarela).

"Essa reivindicação de Marcondes é legítima e o compromisso que eu (Gustavo) e Henrique assumimos com ele será cumprido. Até porque, esta obra beneficiará toda a população riacho-cruzense" frisou, o parlamentar peemedebista.

Dr. Marcondes Oliveira é a aposta dos "bacuraus" em Riacho da Cruz para desbancar a candidata do grupo situacionista que, inclusive, comanda o município há mais de duas décadas.

Segundo informações, o vereador peemedebista é visto pelos os próprios adversários no município como um nome fortíssimo para a disputa eleitoral de 2012. 

Na verdade, a candidatura de Dr. Marcondes representa uma verdadeira ameaça à "oligarquia política familiar" que vigora na cidade Alto Oestana há mais de 20 anos e se ocorrer por lá o que aconteceu recentemente em outros municípios da região que sofriam com a mesma "opressão política"... 

A oposição riacho-cruzense, depois de logos anos de espera, poderá comemorar a vitória do seu candidato a prefeito novamente.

Será que nas eleições de 2012, Riacho da Cruz protagonizará a queda de mais um "império político familiar" (Leia-se panelinha)?

A conferir.

Do blog: Política Pauferrense

Tiririca de visual novo

O Tiririca que fez parte de minha infância, hoje faz parte de meu futuro, das minhas decições, como deputado federal...

Máxima dos relacionamentos contemporâneos

As coisas estão cada vez mais estranhas...

Vá tentar entender!

Líderes aliados almoçam com Henrique Alves


Os líderes da base aliada ao governo, reunidos na casa do líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, durante o almoço desta terça-feira (18), discutiram as próximas votações da Casa. Entre os temas mais polêmicos está da Desvinculação de Receitas da União (DRU). O projeto, em tramitação na casa, está para ser votado na Comissão Especial e, posteriormente, em dois turnos no plenário, antes de ser encaminhado ao Senado.

A lei da DUR é um mecanismo fiscal que permite ao governo usar como quiser 20% da arrecadação de todos os tributos federais, inclusive os que tiverem vinculação constitucional. A exceção é para verbas da educação e destinadas aos estados, municípios e Distrito Federal. A proposta do governo prorroga a desvinculação de receitas da União até dezembro de 2015. O governo argumenta que precisa dos recursos para as obras do PAC, Copa do Mundo e Olimpíadas, além de fazer ajustes para conter a crise internacional.


SANDRA ROSADO – Durante a reunião de líderes, o deputado Henrique Alves pediu um minuto para registrar a presença da nova líder do PSB, Sandra Rosado (RN), que substituiu Ana Arraes (PE), eleita ministra do TCU. “Prestei uma justa e merecida homenagem a ela e a sua história e valorizei nosso RN! São dois líderes partidários: o do PMDB com uma bancada de 80 parlamentares e, agora, a do PSB com 35 deputados”, destacou.


Emocionada, a deputada do PSB agradeceu o gesto do colega do PMDB e da bancada potiguar.  “É a força do Rio Grande do Norte na Câmara”, ressaltou o deputado Henrique Alves, destacando a presença de uma líder. Sandra foi aplaudida pelos demais.

Conferência regional de juventude em Pau dos Ferros

Amanhã, 20/10, Pau dos Ferros cediará a Conferência Regional de Juventude

Realizará na manhã deste 20 de outubro a conferência regional do alto oeste potiguar. Em contato com Rocha, este me informou sobre o evento e a importância dele para a juventude da região.

Em conversa com Paulo Rocha, presidente municipal da JPMDB, ele me falou um pouco sobre a converência:

"A Conferência da Juventude, é um momento que será de grande importância para os jovens. Não só de Pau dos Ferros, mas de cidades circo-vizinhas. Momento esse que estará reunindo-se Jovens para discutir propostas, projetos, problemas entre outros assuntos de importância da Juventude para levar-mos a Natal no Final do mês para a Conferência Estadual e de lá, levaremos para o grande momento que é a Conferência Nacional da Juventude na Capital do País, Brasília, em Dezembro deste ano"
Amanhã, portanto, a convite de Paulo Rocha e Edson Carvalho, presidente estadual da JPMDB, segirei rumo a Princesinha do Oeste em representação a JPMDB nessa conferência.
 

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Cuidado com seu vereador...

Agora, falando sério

Jô Soares, 1987

Estes dias muita gente no Twitter comentou a respeito de um vídeo do Troféu Imprensa de 1987, onde Jô Soares ao receber o seu prêmio do ano anterior pediu licença a Silvio Santos para ler um artigo intitulado Agora Falando Sério, escrito por ele e que ataca o coronelismo da Rede Globo. Hoje , passados todos estes anos, me perguntei onde está aquele Jô Soares que depois de tudo isso voltou a Globo.

Confiram o vídeo e o texto na íntegra:


 
"Em 1947, os grandes produtores de Hollywood se reuniram no hotel Waldorf-Astoria, em Nova Iorque, e resolveram que artistas com tendências políticas em desacordo com seu ideário não trabalhariam mais em filmes. Surgia a lista negra e a conseqüente caça às bruxas. Em pouco tempo, não somente radicais ou liberais eram perseguidos; qualquer artista que desagradasse aos chefes de estúdio era listado e não conseguia mais trabalho.

Com impecável senso de oportunidade, a TV Globo escolheu exatamente o momento da Constituinte no Brasil para inaugurar sua lista negra. Quem sair da emissora sem ter sido mandado embora corre o risco de não poder mais trabalhar em comerciais, sob a ameaça de que estes não serão lá veiculados. Como a rede detém quase o monopólio do mercado, os anunciantes não ousam nem pensar em artistas que possam desagradá-la.Neste ponto, alguém pode achar que eu estou falando por interesse pessoal. 

Garanto que não.Não falo pelo fato de os meus comerciais não poderem ser exibidos, nem pelo fato mais recente, das chamadas pagas do meu novo espetáculo no Scala 2 “O Gordo ao vivo” terem sido proibidas. Sou um artista muito bem remunerado e meus espetáculos têm outros meios de divulgação. Graças a Deus meus shows de humor já lotavam teatros antes que eu fosse para a Globo.Que as chamadas de “O Gordo ao vivo” não passariam na emissora eu já sabia desde outubro, pelo próprio Boni, que me disse em sua sala quando fui me despedir:– Já mandei tirar todos os seus comerciais do ar. Chamadas do seu novo show no Scala 2, também, esquece.

 Estou vendo como te proibir de usar a palavra ‘gordo’. – claro que esta última ameaça ficou meio difícil de cumprir: a megalomania ainda não é lei fora da Globo.Logo, não é por isso que escrevo pela primeira vez sobre esse assunto. Saí da Globo, onde conservo grandes amigos, com a maior lisura, e nunca me aproveitei deste espaço, ou de nenhum espaço, em causa própria.Escrevo, isso sim, porque atores que trabalham no meu programa, como Eliéser Mota, como Nina de Pádua, foram vetados em comerciais. As agências foram informadas, não oficialmente, é claro – como acontece em todas as listas negras – que suas participações não seriam aceitas.É triste, nesse momento, em que se escreve diariamente a democracia no Congresso, que uma empresa que é concessão do Estado cerceie, impunemente, o artista brasileiro, de um modo geral já tão mal remunerado.Finalmente, eu gostaria de dizer que Silvio Santos foi tremendamente injusto quando chamou Boni numa entrevista de “office-boy de luxo”. Nenhum office-boy consegue guardar tanto rancor no coração."
 

Aécio Neves sobre 2014: “estarei pronto, seja Lula ou Dilma”

De A fonte:

O senador Aécio Neves admitiu que poderá disputar a Presidência da República em 2014. Ele afirmou que só depende do desejo do seu partido, o PSDB. “Se esta for à vontade do partido, eu estarei pronto para disputar com qualquer candidato do campo do PT, seja Lula ou Dilma. Serão eleições com perfis diferentes e eu não temo nenhuma das duas”, disse ao Estadão.

Mas Aécio pondera que o debate das candidaturas deve ficar para “o amanhecer de 2013″, pois “uma decisão correta no momento errado é uma decisão errada”. 

Ele diz que a opção José Serra “terá de ser avaliada por seu capital eleitoral e experiência política” e cita também os governadores Geraldo Alckmin (SP), Marconi Perillo (GO) e Beto Richa (PR) como presidenciáveis. Nesse quadro, defende eleições prévias para a escolha dos candidatos tucanos a partir da eleição de 2012.

Vaticano: padre é detido ao pedir o sacerdócio para mulheres

Bourgeois e simpatizantes no Vaticano - Foto: / AP
O Globo

Um padre americano que defende a ordenação de mulheres para o sacerdócio foi detido nesta segunda-feira ao fazer uma manifestação no Vaticano pedindo o fim da restrição imposta a elas. Roy Bourgeois e dois simpatizantes foram retirados da Praça São Pedro em um carro da polícia.

Durante a manifestação, o grupo gritava: "o que nós queremos? mulheres padres!". Bill Quigley, um dos advogados de Bourgeois, disse que a polícia tentou tomar os cartazes dos manifestantes, que resistiram.

Bourgeois, integrante da Conferência para a Ordenação de Mulheres e de outros grupos de apoio a mulheres padres foi a Roma para entregar uma petição em apoio ao pedido do americano. Ele deve ser afastado de sua ordem religiosa - a Maryknoll - por sua defesa da ordenação de mulheres.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O evangelho de Judas

Um texto perdido durante 1,7 mil anos revela: Judas não traiu Cristo

 
Com um ligeiro tremor nas mãos, causado pela doença de Parkinson, o professor Rodolphe Kasser pegou o texto antigo e começou a ler com voz firme e clara: "Pe-di-ah-kawn-aus ente plah-nay". Essas palavras estranhas eram em copta, a língua falada no Egito no alvorecer do cristianismo. Não eram ouvidas desde que a Igreja nascente declarara o documento proibido aos cristãos.

Esta cópia, não se sabe como, sobreviveu. Escondida por uma eternidade no deserto egípcio, finalmente foi descoberta no fim do século 20, para depois novamente desaparecer no submundo dos negociantes de antiguidades. Quando chegou às mãos de Kasser, o papiro - um tipo de papel feito de plantas aquáticas desidratadas - estava se desfazendo, com sua mensagem prestes a ser perdida para sempre.

O erudito professor de 78 anos, um dos maiores especialistas mundiais em copta, terminou de ler e cuidadosamente pôs a página de volta na mesa. "Bela língua, não? Egípcio escrito em caracteres gregos. Sorriu. "Esta é uma passagem em que Jesus explica aos discípulos que eles estão no caminho errado.” Maravilhara-se com o texto, e não era para menos. Na primeira linha da página inicial está escrito: "O relato secreto da revelação feita por Jesus em conversa com Judas Iscariotes [...]”.

Após quase 2 mil anos, o homem mais odiado da história está de volta.

Todos se lembram do grande amigo de Jesus Cristo, um dos Doze Apóstolos, que o vendeu por 30 moedas de prata, identificando-o com um beijo. Depois, enlouquecido de remorso, Judas se enforcou. Ainda hoje, ele é o símbolo supremo da traição. Nos abatedouros, o bode que conduz os outros animais ao abate é chamado de Judas. Na Alemanha, autoridades podem proibir os pais de dar o nome Judas a um recém-nascido. Na Igreja Suspensa, um templo cóptico na Cidade Velha do Cairo, os guias apontam uma coluna negra na colunata branca da igreja - Judas, é claro, O cristianismo não seria o mesmo sem o seu traidor.

Um contexto sinistro permeia as descrições tradicionais de Judas. À medida que o cristianismo desvinculou-se de suas origens como uma seita judaica, os pensadores cristãos foram julgando cada vez mais conveniente culpar os judeus, como povo, pela prisão e execução de Cristo, e assim pintar Judas como o judeu arquetípico. Os quatro evangelhos, por exemplo, tratam com brandura o governador romano Pôncio Pilatos, mas, condenam Judas e os altos sacerdotes judeus.

O manuscrito secreto mostra-nos um Judas muito diferente. Ele é um herói. Ao contrário dos outros discípulos, realmente compreende a mensagem de Cristo. Quando entrega Jesus às autoridades, está fazendo o que seu mestre pediu, sabendo o destino que irá acarretar para si mesmo. Jesus o avisa: "Serás amaldiçoado'”.

A mensagem é chocante o suficiente para despertar suspeitas de fraude, coisa comum em se tratando de artefatos que se dizem bíblicos. Foi o caso de uma caixa vazia de calcário que supostamente continha os ossos de Tiago, irmão de Jesus. Ela atraiu multidões quando foi exibida em 2002, mas logo se revelou uma engenhosa falsificação.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Frei Betto: Adeus Europa

Lembram-se da Europa resplandecente dos últimos 20 anos, do luxo das avenidas do Champs-Élysées, em Paris, ou da Knightsbridge, em Londres? Lembram-se do consumismo exagerado, dos eventos da moda em Milão, das feiras de Barcelona e da sofisticação dos carros alemães?

Por Frei Betto, em Adital

Tudo isso continua lá, mas já não é a mesma coisa. As cidades europeias são, hoje, caldeirões de etnias. A miséria empurrou milhões de africanos para o velho continente em busca de sobrevivência; o Muro de Berlim, ao cair, abriu caminho para os jovens do Leste europeu buscarem, no Oeste, melhores oportunidades de trabalho; as crises no Oriente Médio favorecem hordas de novos imigrantes.

A crise do capitalismo, iniciada em 2008, atinge fundo a Europa Ocidental. Irlanda, Portugal e Grécia, países desenvolvidos em plena fase de subdesenvolvimento, estendem seus pires aos bancos estrangeiros e se abrigam sob o implacável guarda-chuva do FMI.

O trem descarrilou. A locomotiva – os EUA – emperrou, não consegue retomar sua produtividade e atola-se no crescimento do desemprego. Os vagões europeus, como a Itália, tombam sob o peso de dívidas astronômicas. A festa acabou.
Previa-se que a economia global cresceria, nos próximos dois anos, de 4,3% a 4,5%. Agora o FMI adverte: preparem-se, apertem os cintos, pois não passará de 4%. Saudades de 2010, quando cresceu 5,1%.

O mundo virou de cabeça pra baixo. Europa e EUA, juntos, não haverão de crescer, em 2012, mais de 1,9%. Já os países emergentes deverão avançar de 6,1% a 6,4%. Mas não será um crescimento homogêneo. A China, para inveja do resto do mundo, deverá avançar 9,5%. O Brasil, 3,8%.

Embora o FMI evite falar em recessão, já não teme admitir estagnação. O que significa proliferação do desemprego e de todos os efeitos nefastos que ele gera. Há hoje, nos 27 países da União Europeia, 22,7 milhões de desempregados. Os EUA deverão crescer apenas 1% e, em 2012, 0,9%. Muitos brasileiros, que foram para lá em busca de vida melhor, estão de volta.

Frente à crise de um sistema econômico que aprendeu a acumular dinheiro mas não a produzir justiça, o FMI, que padece de crônica falta de imaginação, tira da cartola a receita de sempre: ajuste fiscal, o que significa cortar gastos do governo, aumentar impostos, reduzir o crédito, etc. Nada de subsídios, de aumentos de salários, de investimentos que não sejam estritamente necessários.

Resultado: o capital volátil, a montanha de dinheiro que circula pelo planeta em busca de multiplicação especulativa, deverá vir de armas e bagagens para os países emergentes. Portanto, estes que se cuidem para evitar o superaquecimento de suas economias. E, por favor, clama o FMI, não reduzam muito os juros, para não prejudicar o sistema financeiro e os rendimentos do cassino da especulação.

O fato é que a zona do euro entrou em pânico. A ponto de os governos, sem risco de serem acusados de comunismo, se prepararem para taxar as grandes fortunas. Muitos países se perguntam se não cometeram uma monumental burrada ao abrir mão de suas moedas nacionais para aderir ao euro. Olham com inveja para o Reino Unido e a Suíça, que preservam suas moedas.

A Grécia, endividada até o pescoço, o que fará? Tudo indica que a sua melhor saída será decretar moratória (afetando diretamente bancos alemães e franceses) e pular fora do euro.

Quem cair fora do euro terá de abandonar a União Europeia. E, portanto, ficar à margem do atual mercado unificado. Ora, quando os primeiros sintomas dessa deserção aparecerem, vai ser um deus nos acuda: corrida aos saques bancários, quebra de empresas, desemprego crônico, turbas de emigrantes em busca de, sabe Deus onde, um lugar ao sol.

Nos anos 1980, a Europa decretou a morte do Estado de bem-estar social. Cada um por si e Deus por ninguém. O consumismo desenfreado criou a ilusão de prosperidade perene. Agora a bancarrota obriga governos e bancos a pôr as barbas de molho e repensar o atual modelo econômico mundial, baseado na ingênua e perversa crença da acumulação infinita.

 Fonte: Portal Vermelho

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Energia solar no Rio Grande do Norte será debatida na Assembleia Legislativa


O deputado estadual, Gustavo Fernandes (PMDB), promove nesta segunda-feira (10), às 14h30, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, uma audiência pública para discutir a energia solar no Rio Grande do Norte.

O objetivo do evento é debater como se encontra o atual estágio deste setor, no Brasil e no mundo, e definir concretamente que medidas podem ser adotadas no Rio Grande do Norte para obter sucesso localmente.

“O Brasil vem mostrando que é capaz de aproveitar seus recursos naturais abundantes para manter sua matriz energética limpa. O nosso Estado tem grande potencial nesta área, por isso, precisamos pensar conjuntamente e, de fato, fomentar novas oportunidades de desenvolvimento econômico na área de energias alternativas”, observa Gustavo Fernandes.

Alguns dos assuntos abordados no evento serão: cadeia produtiva da tecnologia solar fotovoltaica, ações do governo do Estado para desenvolvimento da energia solar no RN, marco regulatório da energia solar e iniciativas legislativas em curso, potencialidades da energia solar no Estado e perspectivas para a energia termosolar no Nordeste brasileiro.

Foram convidados para a audiência o Governo do Estado, Ministério das Minas e Energias, Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), Federação das Indústrias do RN, universidades, empresários, além de deputados, prefeitos e vereadores.
 
Fonte: Política Pauferrense

reitor da UFERSA anuncia 58 vagas para novo concurso destinado ao Capus de Caraúbas

Josivan Barbosa comunica novo concurso para UFERSA/Caraúbas.

Em contato com o blog, o reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Josivan Barbosa, nos comunicou que nos próximos 30 dias estará sendo divulgado mais um edital de concurso da UFERSA para o preenchimento de 132 vagas.

Segundo Josivan, das 132 vagas, 58 serão destinadas para nível médio, 59 para nível superior e 15 para docentes. O reitor ainda nos garantiu que essas vagas são paras os campus de Mossoró/RN e Caraúbas/RN.

Para o campus da UFERSA/Caraúbas, o reitor afirmou que serão destinadas 58 vagas, onde 33 serão para nível superior e 25 de nível médio. Maiores detalhes sobre o concurso só serão revelados com a divulgação do edital que será aberto em no máximo 30 dias.

Para o Josivan, esse concurso mostra que o Ministério da Educação está cumprindo com o que prometeu para a expansão da UFERSA. "Essa é mais uma prova que o Ministério da Educação está cumprindo com o que prometeu para a expansão da UFERSA" disse.

sábado, 8 de outubro de 2011

O ouro do futuro


Discurso do Senador Cristovam Buarque:
Senhora Presidenta, nos séculos XVIII e XIX os reis portugueses usaram o ouro do Brasil para financiar o consumo de suas Cortes, industrializando a Inglaterra. Nenhum deles merece ser responsabilizado pelo desperdício de mais de mil toneladas de ouro, porque não tinham conhecimento da revolução industrial em marcha na Inglaterra, não sabiam que o ouro se esgotaria, não tinham noções de economia, nem tinham técnica para projetar o futuro.
ois séculos depois, o Brasil ganha na loteria outra vez: a natureza nos presenteia com reservas de um novo ouro. Dessa vez, sabemos que o petróleo se esgotará, ou ficará obsoleto, ou proibido por razões ecológicas.
Sabemos também que o Conhecimento é a base para a Nova Revolução Tecnológica em andamento e sabemos que, se não usarmos corretamente os recursos desse novo ouro, o Brasil perderá, mais uma vez, a chance de transformar os recursos naturais em desenvolvimento social, cultural e econômico.
Desta vez, nossa história não perdoará os responsáveis: em primeiro lugar, a Presidenta, depois, Governadores, Senadores e Deputados Federais.
Foi pensando nessa situação que o senador Aloysio Nunes e eu apresentamos o projeto de lei ao Senado, o PLS 594/2011, com a proposta de que o fluxo de renda dos recursos do Pré-Sal seja transformado em capital permanente e que sua rentabilidade, e só ela, seja usada para financiar o capital do futuro: o conhecimento.
Se os reis de Portugal tivessem utilizado as mil toneladas de ouro para criar um fundo como esse, o ouro poderia até hoje estar em mãos de portugueses. E se tivessem aplicado o rendimento na educação de base e na infraestrutura científica e tecnológica, Brasil e Portugal teriam uma posição completamente diferente no cenário mundial.
Senhora Presidenta, a maneira como o petróleo do Pré-Sal será usado, para gastos correntes ou para investimento na transformação radical da economia e da sociedade brasileiras, vai depender das decisões que tomarmos nos próximos dias.
Nós não seremos perdoados se queimarmos o petróleo para fazer energia e queimarmos, a cada ano, a renda que ele gera para o nosso consumo imediato.
O nosso projeto (que tem por base emenda não acatada, apresentada ao PL 16/10, com o Senador Tasso Jereissati), é uma contribuição ao futuro do Brasil. Contribui também para que os nomes de nossos dirigentes, começando pelo seu, fiquem na história do Brasil de uma maneira completamente diferente daquela dos reis de Portugal, que, então, não tinham as informações de que hoje dispomos.
Este PLS 594/2011 está ancorado em dois pilares. Primeiro, o dinheiro dos royalties e da participação especial formariam o FUNPEI - Fundo do Petróleo para Formação de Poupança para Educação Básica e Inovação. O Funpei não criará perda para os entes federativos, em relação à arrecadação que eles tiveram em 2010. Caso as projeções da exploração do Pré-Sal se concretizem, a capitalização acumulada do Fundo deve chegar aproximadamente a R$ 115 bilhões em 2020, sendo R$ 40 bilhões só de aporte novo, no mesmo ano.
O segundo pilar sustentará a Educação de Base e a Inovação Tecnológica, fazendo do Brasil um país com elevada qualificação educacional e capacidade de competição no mundo da economia do conhecimento.
Para isso, os gastos originados do Fundo serão complementares - não substituem os gastos em Educação Básica determinados pela Constituição Federal – e cria um comitê gestor específico formado pelos Ministérios da Educação, Fazenda, Planejamento e Ciência e Tecnologia.
A Lei 12.351/10 que cria o Fundo Social não evita a exaustão que virá com o fim das reservas de petróleo e pulveriza os recursos, uma vez que são destinados a vários setores. Pode-se prever que os resultados não serão mais expressivos do que aqueles deixados pelo ouro no passado.
Sobretudo, depois do veto ao parágrafo segundo do artigo 47, da Lei 12.351/10, que destinava 50% dos recursos do Fundo Social para a "educação pública, básica e superior, sendo o mínimo de 80% (oitenta por cento) destinado à educação básica e infantil".
Este novo PLS, que estamos apresentando, é a alternativa capaz de transformar o petróleo em Conhecimento.
Senhora Presidenta, temos a chance de evitar o erro dos dirigentes portugueses e promover a transformação do petróleo em inteligência e capacidade inovativa. É uma poupança de longo prazo para fazer do Brasil um centro criador do ouro do futuro: a inteligência inovadora, científica e tecnológica do nosso povo.

Cristovam Buarque é Professor da Universidade de Brasília e Senador pelo PDT/DF


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O PSD-RN já nasceu forte, será?

“O PSD já nasceu forte”, disseram os seus principais fundadores no RN: vice-governador Robinson Faria, o deputado federal Fabio Faria e o Presidente da Assembléia Ricardo Motta.
Ok. Um início com maioria na bancada de deputados estaduais, 50 prefeitos – em um universo de 167 –, um deputado federal e o vice-governador não é para ser subestimado.

Falam até que a Rosa, como chamam os seus bajuladores, estaria preparando o terreno para liderar o partido. Não sei se é verdade ou pura especulação. Agora, se eu tivesse de apostar todas as minhas fichas, embarcaria na tese de que Rosalba não aguenta muito tempo embaixo da asa de José Agripino e do seu grupo. Num país em que o governo federal fica com 55% da bolada, fazer oposição – e o senador do DEM-RN é a expressão dela – direta é suicídio. Ainda que o PT fale pomposamente em “relações republicanas” com os governadores que não fazem parte da base, o que vale é que no Brasil todo ato de oposição costuma ser encarado como “afronta” e caracterizado como uma atitude “antipatriótica”. É o PSDB-DEM provando do próprio veneno. Cansaram de enquadrar o PT nestes termos quando este último não era situação. Além disso, porque a ex-prefeita de Mossoró será comandada se ela pode distribuir as cartas e ditar as regras do jogo?!

Por outro lado, é preciso se perguntar sobre outra força que não passa, necessariamente, pela lógica dos cargos e da quantidade. Que ideologia terá este partido no RN? Qual é o projeto de melhoria para a nossa sociedade? Política não se resume a relações de combate. Ela pode e deve expressar a busca por um futuro melhor. “Não existe salvação para a humanidade fora da política”, sentenciou a filósofa Hanah Arendt. Neste quesito parece faltar musculatura para o novo partido.

Os Simpsons pronto para mais duas temporadas

Fãs de ‘Simpsons’, comemorem: o seriado está garantido por mais duas temporadas. A informação foi divulgada nesta sexta-feira por um comunicado da Fox, estúdio que produz o desenho animado.


 
A Fox havia ameaçado cancelar a produção sem mesmo terminar a atual temporada caso os dubladores não aceitassem um corte salarial de 45%. Os profissionais atualmente faturam US$ 8 milhões por ano cada e os vencimentos cairiam para pouco mais de US$ 4 milhões. Os dubladores fizeram uma contra-proposta: topavam ganhar 30% menos, mas também receberiam um porcentual em produtos, como filmes e lancheiras. Não agradou aos executivos.

Não se sabe como terminou este imbróglio. O estúdio apenas divulgou que “renovou ‘Os Simpsons’, a mais longa comédia televisiva da história, para incríveis 24° e 25° temporadas”.

Geração de Energia Eólica do RN - Começando o período dos bons ventos

Do blog Economia do RN

Nos próximos anos o principal bloco de investimentos a ser realizados no RN está associado à geração de energia eólica. Estão programados a construção de mais de 100 parques eólicos e os investimentos programados superam os R$ 10 bilhões.

O Litoral Norte do estado é a principal região receptora desses investimentos. A geração de emprego e renda nesses pólos de construção será o impacto imediato mais visível e significativo.

No momento são três as principais usinas eólicas em atividade no estado: Rio do Fogo, Alegria I e Mangue Seco, sendo que as duas últimas entraram em operação agora em 2011. Muitas outras usinas estão programadas para iniciar suas atividades nos próximos anos.

Abaixo um gráfico com a geração mensal de energia eólica nos parques do RN.

Um fato curioso é que a geração elétrica no Nordeste (e no RN em particular) acompanha a sazonalidade da velocidade dos ventos. No período de agosto a dezembro a geração se intensifica em função de termos nessa quadra ventos mais intensos na região.
Isso pode ser verificado claramente no gráfico abaixo, que mostra a evolução mensal da geração de energia eólica na região Nordeste do Brasil. O gráfico do RN também apresenta o mesmo padrão sazonal.

 

Anac mantém resultado de leilão de aeroporto do RN

Sai decisão administrativa da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) indeferindo recurso da segunda colocada no leilão do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante!

Quem passa a informação em primeira mão é o deputado federal Henrique Alves (PMDB).

Segundo ele, a posição da Anac “foi baseada em parecer da Advocacia Geral da União (AGU). Será homologada na terça-feira (11), em reunião da diretoria da própria Anac”.

Ele assinala, que “mesmo que haja recurso ainda à Justica não terá efeito suspensivo. Agora é programar inicio das obras”.

O Consórcio Aeroportos Brasil, que recorreu quanto ao resultado do leilão ocorrido no dia 22 de agosto último, já foi comunicado do que ficou definido hoje.

- Vou convidar a presidente Dilma Roussef (PT) para dar esse primeiro passo. Descendo até na nova pista já concluída. Já pensaram a emoção???!! – diz Henrique Alves.

Do Blog – O vencedor ganhou com um lance de 170 milhões e previsão de investimento na ordem 650 milhões ao longo de 25 anos. A proposta foi do Consórcio Inframerica (grupo brasileiro e um argentino), que teve ágio de 228,82% sobre o valor mínimo estipulado.

Robinson Assume o governo

Robinson Faria e Rosalba Ciarlini: quanta afinação. Na foto!
Passagem de governo de Rosalba Ciarlini (DEM) para Robinson Faria (PSD), hoje pela manhã, em Natal, criou dificuldade para a Assessoria de Comunicação do Estado.
“Olhem o passarinho! Sorriam!”

Como se vê na foto acima, até que os dois disfarçaram bem o mal-estar da convivência e coabitação no poder.

Rosalba viajou para os Estados Unidos e deverá ficar pelo menos dez dias ausente do país.
Nesse espaço de tempo, Robinson é o governador.

“Tenho certeza que o governador em exercício saberá conduzir muito bem o Estado durante os 10 dias que eu vou estar ausente”, afirmou Rosalba.

“Vou dar continuidade ao trabalho que vem sendo tocado pela governadora. Ontem nos reunimos com toda a equipe, onde ela deu as diretrizes de trabalho a cada secretário. O Estado continua no seu ritmo. Tenho entrosamento total com a equipe e vamos realizar um bom trabalho”, disse Robinson.

Que maravilha!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...