terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Nossa luta

"Uma vida sem busca não é digna de ser vivida" - Sócrates

Salve, salve 2010! Trouxe consigo o fim da primeira década do terceiro milênio. Que grandeza! Trouxe ainda, e na mesma velocidade, inúmeras mortes lideradas pela natureza. Que trizteza! Trará sucesso ou decadência? Alegria ou Tristeza? Felicidade, quem sabe... Início ou Fim? Horizonter ou barreiras? Prisão ou liberdade? Bem, isso não cabe primeiramente ao tempo e suas trajetórias ora turvas, ora sintilantes. Cabe a nós, senhores do próprio destino. Alegremo-nos por estarmos dentro de um contexto social que, embora nos oprima, sabemos, quando unidos, a maneira certa de mudarmos a rota.
Salve, salve, os universitários do período da ditadura militar: quantos não dedicaram seu tempo e suas vidas planejando uma solução para este país que mergulhava na intensa opressão social? Quantos não cantaram o hino nacional com amor recriando seu orgulho e seu sentimento patriota por um pais que se libertara das garras faroz dos militares? Quantos não saíram às ruas gritando: "Que país é este?" Quantos não proferiram votos de fidelidade a sua pátria, independentemente de quem a liderasse (líderes ingratos!) Quantos não motivaram seus visinhos, familiares e amigos a lutarem pela libertação? Onde se perdeu o espírito de luta de nosso povo, marcado pela tristeza que seus representantes lhes impõe? nde os universitário jogaram seus ideais? Muitos dizem que os tempos mudaram e com tais mudanças, deu-se início a uma decadência socio-cultural do povo. As universidades não articulam mais movimentos sociais capazes de influnciar sociedade e fazê-la refletir as principais causas de suas deficiências...
Nossa cultura está se desfragelando, caindo no misterioso mar de incertezas deste país, onde nada se vê, nada se faz... É incumbência nossa buscarmos incessantemente nossos direitos, nossas honras, mas sobretudo nosso prestígio socio-cultural.
Neste novo ano, sentimos a necessidade de olharmos em volta e percebermos as deficiências de nossas vidas, de nossas famílias, amigos, estudos... Tudo parece ir mal ou, quando vai bem, logo passa. Precisamos de estabilidade em nossos afazeres, em nossas metas e, para isso tudo, devemos contar primeiramente com o espírito de luta que tanto fomentou as conquistas dos gregor antigos: um espírito alicerçado no compromiço de suas próprios ideais. Não abriam mão do que queriam... Vivam os gregos!
Mas, em essência, o que queremos? Muitas vezes, sequer sabemos para onde vamos, o que faremos: "o acaso vai me protejer enquanto eu andar distraído" Deus me livre! Livre-me de uma dia ter que dizer: "Devia ter amado mais, ter chorado mais, ter visto o sol nascer. Devia ter arriscado mais e até errado mais, ter feito o que eu queria fazer. Queria ter aceitado as pessoas como elas são, cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração... Deivia ter complicado menos, trabalhado menos, ter visto o sol se por. Devia ter me importado menos com problemas pequenos, ter morrido de amor. Queria ter aceitado a vida com ela é, a cada um caba a alegria, e a tristeza que vier..." Eita que vida triste essa! Prefiro a do poeta caipira Renato Teixeira: "Cada um de nós compõe a sua história e cada ser, em si, carrega o dom de ser capaz, de ser feliz..." Livra-me da primeira e guarda-me para a segunda!
A libertação que desejamos se prende ao medo que sentimos, torna-se quase utópica. Ficamos dependente de algo ou alguém. Isso não. De novo não! Chega! "Se não me deixarem falar, eu gritarei; se não me deixarem gritar eu gesticularei, mas não há nada neste mundo que me impedirá" de lutar em prol da igualdade social.
Lutemos! Tenhamos disposição para brigar pelo que é nosso, mas antes, busquemos saber o que, de direito, nos pertençe...
Mude sua realidade com a mesma intensidade de seus sonhos!

Um comentário:

  1. Caro Rillen, que prazer te encontrar por aqui. A internet é a forma mais democrática e participativa de expressar nossos ideais e pensamentos nos dias de hoje. Parabéns por fazer parte desta praça digital.
    Parabéns pela sua reflexão libertadora.
    um abraço e quando puder dê um pulinho lá no www.talvacy.blog.spot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...