quinta-feira, 31 de março de 2011

FAFIC SEDIA DEBATE SOBRE INCLUSÃO EM ABRIL - DAIN

O Departamento de Apoio à Inclusão (DAIN) realiza no dia 14 de abril no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), das 8h às 10h, o V Encontro de Acadêmicos com Necessidades de Educação Especial (EANE).

O tema deste Encontro é "Importância da Consciência Política e Cidadã para Defesa e Conquista de Direitos".

O objetivo é reunir alunos com necessidades especiais, o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e presidentes de Centros Acadêmicos (CAs) de todos os campi e núcleos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) para debater a inclusão. "Convidamos todos os representantes acadêmicos, CAs e DCE. A gente acredita que eles podem ser os protagonistas nesse processo de efetivação da política de inclusão em nossa universidade", afirma Sônia Lins,  assistente social do DAIN.

terça-feira, 29 de março de 2011

Morre o ex-vice-presidente da República José Alencar

Fonte: Terra

Morreu nesta terça-feira, aos 79 anos, o empresário mineiro e ex-vice-presidente da República José Alencar (PRB), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Alencar lutava contra o câncer desde 1997. O ex-vice foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na segunda-feira, com um quadro de suboclusão intestinal, em "condições críticas". Ele havia recebido alta em 15 de março, após uma internação de mais de um mês na instituição devido a uma peritonite (inflamação da membrana que reveste a cavidade abdominal) por perfuração intestinal.

Nascido em 17 de outubro de 1931, José Alencar foi o 11º filho de um total de 15 do casal Antônio Gomes da Silva e Dolores Peres Gomes da Silva. O ex-vice-presidente nasceu em um povoado às margens de Muriaé, cidade de 100.063 mil habitantes no interior de Minas Gerais. José Alencar era casado com Mariza Campos Gomes da Silva e deixou três filhos reconhecidos: Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia.

Ele começou a trabalhar aos 7 anos, no balcão da loja do pai. Em 1946, aos 15, deixou a casa da família, na zona rural, para trabalhar como balconista em uma loja de tecidos da cidade. Dois anos depois, em maio de 1948, José Alencar mudou-se para Caratinga, onde conseguiu emprego como vendedor. Ao completar 18, em 1950, Alencar abriu seu próprio negócio, com a ajuda de um dos irmãos. Em 1967, em parceria com o empresário e deputado Luiz de Paula Ferreira, fundou, em Montes Claros (MG), a Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), hoje um dos maiores grupos industriais têxteis do País.

Nos anos seguintes, José Alencar foi presidente da Associação Comercial de Ubá, diretor da Associação Comercial de Minas, presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria.

Estabelecido no setor empresarial, candidatou-se para o governo de Minas em 1994 e, em 1998, disputou uma vaga no Senado Federal, elegendo-se por Minas Gerais com quase 3 milhões de votos. No Senado, foi presidente da Comissão Permanente de Serviço de Infraestrutura, membro da Comissão Permanente de Assuntos Econômicos e membro da Comissão Permanente de Assuntos Sociais.

Embora tenha se caracterizado como a principal voz dissonante do governo Lula em relação à política de juros ao longo dos oito anos de mandato, sua inclusão na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002 foi decisiva para que o petista conquistasse o apoio do empresariado e, pela primeira vez, a Presidência do País.

A presença de Alencar foi decisiva na vitória de Lula ao angariar o apoio do empresariado, desconfiado com a possibilidade de um presidente da República sindicalista. Em 2004, Alencar passou a acumular a vice-presidência com o cargo de ministro da Defesa, função que exerceu até março de 2006. Em 2007, assumiu o segundo mandato como vice-presidente após ser reeleito, novamente, ao lado de Lula.

Alencar se desligou do Partido Liberal (PL) em 29 de setembro de 2005, após a crise envolvendo o nome de seu sobrinho Daniel Freitas, um dos fundadores da DNA Publicidade e falecido em 2002. A DNA, que tem como sócio o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, foi investigada por suposto envolvimento no escândalo do mensalão. Ainda em 2005, juntamente com outros ex-membros do PL, Alencar participou da fundação de um novo partido: o Partido Republicano Brasileiro (PRB).

No tempo em que ocupou o cargo de vice-presidente, José Alencar ganhou os títulos de cidadão honorário dos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, do Distrito Federal e de 53 municípios brasileiros, sendo 51 deles em Minas Gerais.
Juros

Desde o início do primeiro mandato, o empresário foi voz discordante da política econômica do governo Lula, comandada então pelo ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci. Mudou o titular da pasta, assumiu Guido Mantega, mas não o discurso de Alencar. Ao longo de oito anos, sua posição pela queda na taxa de juros foi tão ferrenha que se tornou uma marca registrada.

Tanto que, ao comentar o bom estado de saúde do então vice após a cirurgia de 17 horas a que ele se submeteu em janeiro de 2009 - a mais complexa que enfrentou na luta contra o câncer -, o então presidente Lula afirmou, em tom de brincadeira: "tenho certeza de que a primeira palavra dele será para pedir a redução da taxa de juros".

Câncer

Alencar lutou contra o câncer desde 1997, quando, após um check-up, foi encontrado um tumor no rim direito e outro no estômago, retirados naquele mesmo ano. Em 2000, uma nova cirurgia retirou um tumor na próstata. Depois da remoção de outros nódulos no abdome, Alencar foi diagnosticado com câncer no intestino.

Em janeiro de 2009, ele enfrentou cerca de 17 horas de operação para a retirada de nove tumores na região abdominal. Na mesma cirurgia, os médicos retiraram parte do intestino delgado, outra do intestino grosso e uma porção do ureter, canal que liga o rim à bexiga. Alencar chegou a ficar internado 22 dias após a operação.

Reconhecimento de paternidade

Alencar morreu em meio a um polêmico reconhecimento de paternidade disputado na Justiça. Em julho de 2010, a Justiça de Caratinga (MG) concedeu à professora Rosemary de Morais, 55 anos, o direito de ser reconhecida como filha do empresário. Ela seria fruto de um relacionamento com uma enfermeira, na década de 50.

Alencar se recusou a fazer o teste de DNA e sua defesa contestou a decisão. Em setembro do mesmo ano, o então vice-presidente obteve no Tribunal de Justiça de Minas uma liminar para impedir o uso do sobrenome e a mudança do registro de nascimento da professora. O recurso ainda será analisado pela corte.

Internação antes do 2° turno e infarto

Alencar foi internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no dia 25 outubro de 2010, a menos de uma semana do segundo turno das eleições. O ex-vice deu entrada na instituição com quadro de suboclusão intestinal, um entupimento parcial do intestino. Por estar hospitalizado, Alencar não pôde registrar seu voto no pleito, que encerrou com a vitória da petista Dilma Rousseff.

No dia 11 de novembro, Alencar se sentiu mal no hospital e foi diagnosticado um infarto agudo do miocárdio. Ele foi submetido a um caterismo, mas os médicos não encontraram obstruções arteriais importantes. O então vice ficou internado até 18 de novembro.

Hospitalizado, Alencar perde posse de Dilma Rousseff

Após outra internação e da 16ª cirurgia no final de novembro, Alencar voltou ao Sírio-Libanês em 22 de dezembro de 2010, com um sangramento intestinal grave. Apesar dos procedimentos que controlaram a hemorragia e da insistência do então vice em acompanhar a transmissão de cargo de Lula para Dilma Rousseff, os médicos não permitiram a viagem até Brasília.

Homenagem no aniversário de São Paulo

Em 25 de janeiro de 2011, quando a capital paulista completou 457 anos, Alencar recebeu a Medalha 25 de Janeiro, uma homenagem da prefeitura, das mãos da presidente Dilma Rousseff. O ex-vice deixou o hospital, com autorização da equipe médica, somente para a cerimônia.

Visivelmente emocionado, Alencar afirmou que fazia um discurso "de coração" e que está "vencendo as dificuldades". "Eu tinha um texto preparado no bolso, mas resolvi falar do coração. Ainda que (as dificuldades) sejam fortes, estamos vencendo. Quem fica num hospital esse tempo (90 dias, segundo seus cálculos), tem muitas reflexões... Se eu morrer agora, é um privilégio, porque é tanta gente torcendo por mim... Se eu morrer agora, tá bom demais", disse. O evento contou com a presença do ex-presidente Lula.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Nota do Avaaz sobre a queda da "ficha limpa"

Caros amigos de todo Brasil,

A Ficha Limpa foi derrubada pelo STF: agora ela não será válida até 2012. O Ministro Luiz Fux desempatou a decisão com um voto inesperado que irá liberar os corruptos barrados a assumirem seus cargos! Vamos dizer para ele o que os brasileiros pensam deste voto -- mostrando que trair o povo tem um custo político alto. Clique aqui para enviar uma mensagem para o Ministro Fux :

Ministro que votou o desempate da "ficha-limpa"

 O STF decidiu ontem: a Ficha Limpa só será válida para 2012.

O Ministro Luiz Fux quebrou todas as expectativas e frustrou a sociedade brasileira ao dar o voto do desempate que liberou os corruptos barrados a assumirem seus postos no Congresso Nacional. Ao ser apontado para o STF, o Ministro Fux elogiou a Ficha Limpa dizendo que ela “conspira a favor da moralidade”. Somente ontem ficamos sabendo do seu verdadeiro posicionamento.
O voto do Ministro Fux significa que corruptos famosos como Jader Barbalho, João Capiberibe e Cássio Cunha Lima irão assumir seus cargos. É um tapa na cara da sociedade brasileira que lutou árduamente pela aprovação da Ficha Limpa.
Vamos dizer para o Ministro Luiz Fux o que pensamos, clique abaixo para enviar uma mensagem para ele:

http://www.avaaz.org/po/mensagens_luiz_fux/?vl
Cinco Ministros do STF, o Ministério Público Federal e o Tribunal Superior Eleitoral, todos analisaram a Ficha Limpa e concordaram que a sua validade para 2010 é plenamente constitucional. Até a Ministro Fux ser apontado havia um empate de 5 juízes contra e 5 a favor da validade da Ficha Limpa para 2010. Ele deveria ter quebrado o empate favorecendo o povo brasileiro, não os interesses dos corruptos.

Brasileiros de todos os cantos do país se uniram em uma escala fenomenal e lutaram bravamente para aprovar a Ficha Limpa. No começo poucos acreditavam que ela seria aprovada, mas juntos nós pressionamos os deputados durante todo o trâmite da lei no Congresso, garantindo que a Ficha Limpa finalmente se tornasse lei. E nós vencemos. Mais de 2 milhões de nós fizemos isto acontecer. O entusiasmo pela aprovação da Ficha Limpa tomou conta da mídia e da sociedade, simbolizando uma nova era na política brasileira.

O Ministro Luiz Fux foi bem recebido pelos grupos da sociedade civil como um “apoiador da Ficha Limpa” porém ontem, ele decepcionou a todos nós. Há pouco que podemos fazer para reverter a decisão do STF, mas vamos inundar os emails do Ministro Fux com mensagens de todo o Brasil, mostrando a nossa indignação. Clique abaixo para enviar a sua:


Este não é o fim desta história, ainda temos um longo caminho a percorrer para consertar a política brasileira, acabar com a impunidade e finalmente ter políticos decentes nas urnas. Não será fácil, mas este é um movimento do povo brasileiro e com determinação, nós temos o poder de gerar as mudanças a longo prazo que o nosso país tanto merece.
Com esperança,
Alice, Graziela, Ben, Laura, Milena, Pascal, Ricken e toda a equipe Avaaz

Estudantes de Filosofia/UERN, Campus Central batalham "bloco novo"

A principal polêmica dos últimos meses na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - FAFIC/UERN é o dilema que divide o departamento do curso (professores) e os estudantes.

Como estudante de Filosofia do referido Campi, estou diretamente ligado à batalha que envolve os estudantes do curso. Entendo que o estudante de filosofia deve, por excelência, fazer vivência de seu espírito questionador.

Por aqui, os ânimos estão agitados. De um lado, o departamento de Filosofia - DFI, sem consultar os estudantes, tomou a decisão de trocar o bloco de ensino. Contudo, a troca não agradou a nós, estudantes, que ententemos não ser justo irmos para esse bloco.

O que, de fato, queremos é o direito de nos expressarmos e lutarmos por nossas melhorias. Queremos o "bloco novo", como nos foi dito outrora.

Amanhã, sexta-feira, 25 de março, às 19h, o Centro Acadêmico de Filosofia - CAF, tem audiência marcada com o departamento de filosofia e o diretor da FAFIC, audiência esta, solicitada pelo CAF. No entanto, o chefe do departamento, prof. Ms. Geraldo Marques Carneiro, comunicou hoje que a reunião não será com o departamento de Filosofia, como havia sido acordado no ofício 001/2011 emitido pelo CAF e assinado pelo chefe do departamento, do contrário, a audiência será apenas com este professor e o diretor da FAFIC.

Todavia, o CAF irá a audiência reivindicar seus direitos e melhorias, entendendo que não podemos permanecer na inércia de sempre e com a vista sob às ordens impostas de outrem.

Assim, amanhã tratei mais notícias desse momento histórico para o curso de Filosofia que, ao que conheço, inicia sua saída da caverna em relação a seu posicionamento. Em verdade, não me recordo de momentos os quais nós estudantes tenhamos tomado posse de nossa força e, com ela, iniciemos a busca por nossas melhorias aqui na UERN.

Como tenho dito, Não desanimemos!

Voltando...

Amigos, conterrâneos familiares e-leitores...

Depois de alguns dias fora do ar, estou voltando às postagens do blog...

As responsabilidades por aqui - Mossoró - dentro e fora da Universidade estão me consumindo.

Abraços!

Atenciosamente,

Rillen Rossy Rocha Reges

domingo, 20 de março de 2011

PSTU-RJ promove ato pedindo libertação de militantes presos durante manifestação contra Barack Obama

Rio de Janeiro - Cerca de 500 pessoas saíram na manhã de hoje (20) do Largo Machado, zona sul da cidade, em passeata organizada pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU-RJ). Os manifestam se dirigem para a Cinelândia. O ato é em protesto à visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

O presidente do PSTU-RJ, Cyro Garcia, disse que o movimento visa também a exigir a libertação imediata de 13 pessoas detidas na última sexta-feira (18) à noite, no centro da cidade, durante manifestações contra Obama que resultaram em um vigilante ferido por bomba incendiária lançada contra o Consulado dos Estados Unidos.

Cyro Garcia afirmou que foi montada uma equipe de segurança para evitar a infiltração de pessoas estranhas na passeata, como, segundo ele, ocorreu na sexta-feira.

O pedido de revogação da prisão dos manifestantes foi negado pela Justiça. O departamento jurídico do PSTU-RJ vai entrar ainda hoje (20) com pedido de habeas corpus para relaxamento da prisão.

Apesar da presença da soldados da cavalaria do Exército, a ideia, disse Cyro Garcia, é se “aproximar o mais perto possível da Cinelândia”, onde já se encontram grupos de manifestantes contra e a favor à presença de Obama no país.

*Fonte: Agência Brasil

Prefeitura de Mossoró tem o dever moral de se pronunciar sobre o caso ""Blog do Paulo Doido

Deu no blog de Gutemberg Dias:

Palácio da Resistência - cede do governo municipal de Mossoró
Depois do envolvimento do endereço do Palácio da Resistência e da assessoria de comunicação da prefeitura, a Sra. Prefeita Maria de Fátima Nogueira Rosado, tem o dever moral de se pronunciar sobre esse crime virtual patrocinado por assessores diretos de sua administração.

Na edição do domingo o jornal O Mossoroense traz a tona os nomes de mais duas pessoas que estariam envolvidas diretamente com as atualizações do blog apóclifo denominado "Paulo Doido". Os nomes são do Gerente de Comunicação da PMM, Ivanaldo Fernandes, e do jornalista e consultor de comunicação da prefeitura, Neto Queiroz.

O caso pode terminar redendo ação do Ministério Público contra a prefeita e outros servidores por improbridade administrativa e prevaricação.

Nota do Blog - um absurso esse tipo de coisa que acontece em Mossoró. O poder público patrocinando, se é o termo, blog apóclifo com objetivo de macular a imagem de pessoas da sociedade mossoroense.

Em qualquer lugar do mundo, certamente menos no Brasil e, principalmente, em Mossoró, um fato como esse levaria o gestor público a se pronunciar e quiçá abdicar do seu cargo. Uma pena que nenhuma das alternativas acontecerá em Mossoró. 

A prefeita deve ficar restrita ao seu mundinho e a imprensa irá se calar mais uma vez e não cobrará do poder público instituido explicações sobre esse ato sórdido.

Triste!

A harmonia e a diversidade do corpo constituem a grandeza do homem


Nobre André Alexandre;

Não há, hoje, nada de mais gratificante de que observar a resposta que a juventude está dando, com muita naturalidade e maturidade às perguntas que lhe são feitas nos mais diversos âmbitos de sua vivência.

Por que permanecer calado?
Por que não criticar e não participar?
Por que aceitar tudo sem questionar?

Essas e outras tantas perguntas já não são caraterísticas da juventude riachocruzense. E isso me deixa feliz, pois faço parte dessa juventude. Em breve, teremos um papel importantíssimo nos rumos políticos de Riacho da Cruz. Estão se aproximando as eleições municipais, e com elas, a exposição de faces para serem analizadas. Confio muito no poder de decisão que os jovens saberão ter. Creio, ainda, que teremos sim, na disputa para vereador, jovens capacitados para distupar o pleito e, mais, dignos da confiança de jovens e adultos de Riacho da Cruz.

Ainda, nosso corpo político precisa ser diversificado para que seja harmônico. É fundamental termos pensadores, articuladores, canditados, eleitores conscientes... enfim, um grupo com muitos pensamentos que, naturalmente se encontram em prol do mesmo objetivo: a políticca como bem supremo e felicidade de todos, como dizia o filósofo Aristóteles.

Nós, que vivemos os sonhos e o espírito da juventude, somos inspirados, em grande parte, por nosso passado. Quem, entre os jovens, por exemplo, não acreditou na força política de Giordano Freitas quando este iniciou sua vida pública? Aqui, publico meus votos de estima e respeito a este vereador do município, mas acredito que, sua insersão política que se deu aqui, na oposição, não tem as mesmas características na situação. Hoje, temos um novo grupo, uma nova ótica... Re-iniciamos nossos sonhos sem ele e sem outros tantos.  Assim, é responsabilidade nossa manter o grupo uno e forte. Respeito a mudança de pensamento dos políticos, mas creio fielmente na memória dos eleitores.

Em 2012, seremos convidados a analizar dois lados: aquele que, durante três décadas teve seu espaço e limitou-se a um grupo restrito, e aquele que busca, junto com a juventude, agricultores, mães e pais de famílias suas melhorias.

Daqui, venho dizendo, Riacho da Cruz, a hora tão sonhada já chegou para nós!

sábado, 19 de março de 2011

Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas


O Movimento de Blogueiros Progressistas do RN (BlogProgRN) estará realizando seu primeiro Encontro Estadual, de 1 a 3 de abril. O evento ocorrerá no auditório do IFRN no centro de Natal e estará aberto à participação de blogueiros, tuiteiros ou outros interessados nas mídias digitais e redes sociais. O valor da inscrição é R$ 20,00 (R$ 10,00 para estudantes).

Em janeiro, o Movimento promoveu um encontro com o neurocientista Miguel Nicolelis. No último dia da Poesia, estabeleceu uma parceria com o jornalista Sérgio Vilar para transmitir a comemoração realizada pela Sociedade dos Amigos do Beco da Lama.

Os interessados em participar podem se inscrever preenchendo o formulário de inscrição disponível no endereço: http://blogprogressistasrn.com/ficha-de-inscrição. Para confirmar a inscrição será necessário realizar o depósito do valor da inscrição na seguinte conta do Banco do Brasil:

Agência: 3698-6
Conta: 20 483-8, variação 1 (poupança)

A conta é no nome de Kênia Andrade do Nascimento Gondim. A inscrição será confirmada com o envio de uma cópia do comprovante de depósito para o e-mail blogprogressistasrn@uol.com.br. No dia, a inscrição custará R$ 30,00 (R$ 15,00 para estudantes).

A seguir, a programação (que ainda poderá reservar boas surpresas):

Sexta-feira (01/04) Programação cultural – 20h

Sábado (02/04) 8h às 9h – Credenciamento
9h – Mesa de abertura
9h30 – Abertura – a confirmar
10h10 – Debate
10h30 – Intervalo
10h50 – Divisão de grupos (para trocas de experiências e elaboração de propostas de trabalho)
12h20 – Almoço
13h30 – Oficina – Usabilidade e navegação nas redes sociais – Prof. Dra. Taciana Burgos (UFRN)
14h30 – Intervalo
14h50 – Mesa: Redes sociais e políticas públicas (Cezar Alves, Tácito Costa, Cláudia Santa Rosa, Francisco Júnior)
15h30 – Debate
16h – Redes sociais, governança solidária e gestão pública – Paulo Araújo.
17h – Encerramento
Domingo (03/04)
9h às 12h - Plenária final (aprovação de relatórios dos grupos, documentos finais e moções).

Serviço:

I Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas do RN
De 1 a 3 de abril
No auditório do IFRN - Cidade Alta.
Mais informações:
Telefone: (84) 8719 1700

Emanação da vontade popular

O povo tem suas manifestações, sonhos e vontades. Engana-se quem pensa que o povo, constituído do pensamento do filósofo francês René Descartes: "Ergo sun" - "penso, logo existo", não tem discernimento para analizar sua realidade.

Em Riacho da Cruz/RN, sinto-me presenteado com meus estudos filosóficos. A medida que o tempo caminha, sinto-me ligado a minha cidade cada vez mais. Aqui em Mossoró, onde dedico-me aos estudos filosóficos, os quais pretendo futuramente, com eles, contribuir melhor para o discernimento e desenvolvimento de Riacho da Cruz, observo, por meio do Blog "O mural de Riacho da Cruz", principal veículo de comunicação deste município, as mudanças naturais no processo político de minha cidade. Na filosofia, intensifico minhas pesquisas na área política, social e religiosa, o que não é surpreza para ninguém. contudo, tais estudos são facilmente superados quando observo que, de meus conterrâneos riachocruzenses, emana uma força infinitamente m,ais bela e potente de que qualquer atuação estudantil ou diplomática.

Em nossa conjuntura, onde os veículos de comunicação ganham seu respeito e estima através da confiança popular, a responsabilidade da realidade é ainda maior.

Agora, atentando aos acontecimentos, percebo que já não estou só na luta que iniciei! Oxalá Deus tenha ouvido os apelos.

A juventude riachocruzense está se unindo lenta, mas positivamente! Antes, tínhamos medo de coisas tão fúteis que nos parecem bobagens agora. Abraçamos nosso próprio espírito e continuaremos a fazê-lo. Somos, por excelência, jovens revolucionários, como enfatizou o mestre Che Guevara:
Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros. Ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética.
Aqui em Riacho da Cruz, o grito inicial já foi dado. Agora nós, que vivemos o espírito crítico e encorajado por sonhos, acima de tudo, ganhamos a força de nossos amigos e conterrâneos.

O que me chamou a atenção hoje, foi um comentário no blog supracitado, de uma jovem que tece críticas, expondo a realidade da cidade. Aqui, meu interece é oferecer meios os quais os cidadãos possam refletir melhor sua condição social. Assim, a dúvida e a crítica fazem parte de minhas postagens.

E, como tal, não poderia deixar de dizer que a juventude de Riacho da Cruz, caminha unificadamante.

Abaixo, segue o comentário que mostra a coragem dos jovens em querer lutar por uma Riacho da Cruz livre!

Parabéns!


maria clara disse...


É sem duvida uma triste realidade em nossa cidade. O que não conseguimos entender é que existem vários profissionais oriundos de outras cidades com cargos sem concurso publico, ou seja, com mais oportunidade e credibilidade com o gestor municipal. Mas fica aqui nossa indagação, o porquê de tantos profissionais qualificados em nossa cidade e os mesmos não tem nenhuma oportunidade? Estes questionamentos ficam infelizmente sem respostas, pois a verdade dos fatos fica somente nos bastidores da administração publica. Porque não se aproveita pessoas da própria cidade para desenvolver os conhecimentos que adquiriram também longe daqui? Não seria ótimo ate para a imagem de o próprio município aproveitar os profissionais da casa, como assim acontece nas maiorias das universidades e algumas cidades. Por favor, Senhor Prefeito não acha que esta na hora de parar um pouco de viajar em busca de mais praças e olhar para o povo que você mesmo se dispôs a cumprir com os direitos deles? Para de achar que o desenvolvimento dessa cidade se dar somente na tangente de obras? Vamos refletir junto com a população conversando com ela, interagindo com mais popularidade e não somente no ambiente da sede da prefeitura municipal. Não tenha medo de andar pelas ruas da cidade conversando com o povo e escutando tudo o que eles têm pra falar, para reivindicar, seria neste caso uma política digamos mais inovadora no nosso país, uma política que todo brasileiro que vota em pessoas que confiam para administrar seu povo sonha. Então utilize algum meio de comunicação para interagir com o povo desta cidade. Não fique esperando sentado em sua confortável cadeira de gabinete. Você também tem que lutar por aquilo que se comprometeu e como manda a nossa constituição. Volto a questionar o porquê de tanto desprezo com os profissionais da cidade, porque não aproveitam eles para dar o que eles têm de melhor para também ajudar o nosso povo? Fiz um levantamento junto com colegas da cidade e percebi varias pessoas de fora e refletirmos juntos. Caramba se tem um tal de Fabinho que por sinal parece ser um ótimo profissional, uma contadora de pau dos ferros, um coordenador de esporte que é de outra cidade e quase não aparece, enfim qual desses 3 não poderia alguém ter capacidade de substituí-los em riacho da cruz? O senhor não poderia escolher uma pessoa da nossa cidade para faze pelo menos um estagio de no mínimo 3 messes, acompanhando todo trabalho feito por esse ótimo profissional Fabinho e assim qualificar esta pessoa para substituí-lo? Quanto à contadora acho que todo mundo já tem conhecimento do contador que acaba de se formar pela UERN e é filho da nossa cidade e desempenha um belo trabalho na empresa onde estagiou, Souza neto, ele não poderia ter essa oportunidade aqui em riacho da cruz? E em relação ou coordenador de esporte temos varias pessoas que podem sem sombra de duvida assumir tal papel, nem preciso expor aqui o que ele faz. Mas temos um filho de riacho da cruz que esta quase concluindo sua formação em educação física e será que também não tem capacidade de assumir tal coordenação? Reflita e nos responda senhor prefeito e demais administradores de riacho da cruz.


Comentário de "O mural de Riacho da Cruz"

Kassab confirma saída do DEM e criação de um novo partido

Prefeito de São Paulo colhe assinaturas para o Partido Social Democrático.
Vice-governador de São Paulo, Afif Domingos também será correligionário.




O prefeito Gilberto Kassab definiu nesta sexta-feira (18) com o vice-governador Guilherme Afif Domingos o desligamento de ambos do DEM, segundo nota divulgada pela assessoria de Kassab.
 
Na próxima segunda-feira, Kassab e Afif concederão entrevista coletiva em evento na Assembléia Legislativa de São Paulo, que marcará a coleta das primeiras assinaturas do manifesto de criação do Partido Social Democrático (PSD).

Segundo a assessoria de Kassab, estarão presentes importantes lideranças políticas que manifestaram interesse em acompanhá-los no novo partido.

Afif afirmou na manhã desta sexta-feira (18) que ele e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, deixarão o DEM. “A criação de um novo partido não é mais uma hipótese. É um fato”, disse Afif durante evento no Palácio dos Bandeirantes.

Kassab discutiu o assunto com o ex-senador Jorge Bornhausen na manhã desta sexta-feira. No último dia 15, Domingos disse que seu grupo se sente excluído da nova direção do DEM.

Sem entrar no mérito, Kassab afirmou na quinta-feira (17) que Afif, com quem mantém relação política há mais de 30 anos, deve permanecer ao seu lado, onde quer que esteja. "Nós temos uma relação muito próxima, todo mundo sabe. Onde eu estiver, ele estará. Onde ele estiver, eu estarei", disse.


"Super-Lua"



Procurando o que fazer hoje a noite?

Que tal ver a maior lua dos últimos 18 anos!

O fenômeno que ta sendo chamado de “Super Lua” acontece hoje nos céus, um fenômeno natural e sublime. Desde 1993 que a Lua Perigeu (como é chamada) não ocorre em lua cheia.

Então junte a galera pegue o violão e corra para o aconchego de um sitio a zona rural de Messias Targino dará uma beleza especial a esse evento. Também para os mais aventureiros ver esta beleza na serra do Junco magnificara o evento.

Use sua criatividade nesta noite, leve as crianças amigos e amores, não deixe essa oportunidade passar!

Fonte: Olhar Messiense

Juiz preso por baderna

Tem médico bom e ruim, político bom e ruim, comerciante bom e ruim, juiz bom e ruim, etc...

Um juiz, que o cidadão escolhe em que lado coloca em sua opinião, segundo informações na imprensa, bêbado, promoveu uma verdadeira baderna em Luíz Gomes-RN e foi para o xilindró.

Sinceramente, tem juiz que não pensa que é Deus, ele tem certeza!

Juízes, desembargadores e ministros são as pessoas que mais deveriam dar o exemplo, afinal, está nas mãos deles decidirem quem está certo ou/e errado, quem é culpado ou inocente, mas a cada dia vemos mais e mais magistrados pegos com a mão na botija vendendo sentenças e favorecendo amigos em detrimento da Lei.

Onde estiver o ser humano, haverá imperfeições, é verdade, mas que dá uma tristeza tremenda ver juízes agindo por dinheiro, amizade ou pela certeza de serem mais do que os outros... Isso dá!

quarta-feira, 16 de março de 2011

Velha geração reassume o DEM


Quatro anos depois de deixar de ser PFL e de trocar o patriarca Jorge Bornhausen por Rodrigo Maia, da segunda geração do partido, o DEM volta nesta terça-feira às mãos da velha geração e dá um passo atrás na sua "refundação" programática, se assumindo como sigla liberal _justamente a palavrinha que arrancou do nome em 2007.

O senador José Agripino Maia, 65, que assume o comando da legenda hoje, vem da mesma linhagem de Bornhausen: depois de ter sido prefeito de Natal nomeado pelo PDS no regime militar, se elegeu governador em 1990, já pelo rebatizado PFL.

Depois de ser o principal aliado do PSDB nos dois governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), período em que chegou a ter a maior bancada no Congresso e comandar mais ministérios estratégicos que os tucanos, o PFL foi minguando no governo Lula.

A mudança de nome para DEM era uma tentativa justamente de dissociar o partido de seu passado de Arena e "arejá-lo'', com pautas que atendessem a um eleitorado de centro.

Rodrigo Maia (RJ) chegou à presidência aos 36 anos, guindado ao posto pelo mesmo Bornhausen com o qual rompeu relações agora.

Assim como ele, toda uma geração de filhos e netos dos pefelistas originais ascendeu ao poder, como Paulo Bornhausen, ACM Neto e Felipe Maia, filho do próprio Agripino.

Com o desgaste do Maia jovem, sobre quem pesa a acusação de ter demorado a dar uma resposta à crise aberta pelo mensalão do DF, em 2009, foi necessário convocar o Maia decano de volta.

Agripino assume a presidência num acordo com o grupo de Bornhausen, que, por sua vez, terá Marco Maciel, outro dos fundadores, como representante na cúpula, como presidente do Conselho Político.

Resta saber se um acordo costurado com bases precárias, eivado de desconfiança de parte a parte, conseguirá conter a debandada de filiados no segundo momento, quando o PDB de Gilberto Kassab estiver consolidado como a "janela" de troca de partido que tantos almejavam.

Supostos investimentos no curso de filosofia - NUNCA VI ISSO NA UERN

De 2003 até agora, a UERN se consolidou como uma instituição de abrangência estadual, passando a existir em todas as regiões. Para se ter uma noção, nesse período a infraestrutura física foi ampliada em 71%, oferecendo diversos cursos em nível de graduação e pós-graduação e desenvolvendo pesquisas e projetos de extensão. E a expectativa é de ampliação desse percentual até o final de 2010: mais obras estão sendo realizadas para criação de novos campi. Sem contar outras demonstrações de que a instituição é prioridade: no ano passado a dotação orçamentária da UERN teve um acréscimo de 205% sobre a de 2003 e o Governo vem ampliando seu investimento no servidor. 

A governadora Wilma de Faria iniciou sua primeira gestão, em 2003, com nove Núcleos Avançados de Educação Superior em funcionamento. No ano seguinte, ela iniciou a ampliação da instituição. Foram implantados os cursos de Música e Medicina, em Mossoró, e Filosofia, em Caicó. E foi além: ao longo de 2005 e 2006 passou a ofertar mais quatro novos cursos no Campus Avançado de Pau dos Ferros, inaugurou o Campus do Seridó, em Caicó, e criou Núcleos nos municípios de Nova Cruz e Santa Cruz.

Inclui-se nessa mpliação ainda a construção do prédio da Faculdade de Ciências da Saúde, um prédio com três pavimentos no Campus de Pau dos Ferros, um auditório no Campus de Açu, três blocos de salas de aula da Faculdade de Letras, dois blocos de salas de aula para o curso de Comunicação Social, laboratórios dos cursos de Enfermagem e de Odontologia do Campus de Caicó, três blocos de gabinetes para professores, entre outras obras de grande repercussão na comunidade universitária. 

O número de cursos sai de 31 em 2003 para 72 em 2009. Em número de matrículas, a evolução é considerável. O número de estudantes de graduação saiu de 8.437 para mais de 12 mil. Foram implantados cursos de Medicina e Música, em Mossoró, e Filosofia em Caicó (2004) Administração, Educação Física, Enfermagem e Geografia, em Pau dos Ferros (2005) Odontologia e Enfermagem, em Caicó, Direito e Ciência da Computação em Nova Cruz e Ciência da Computação e Enfermagem em Santa Cruz (2006). Cada um desses, com várias especializações.

Vale salientar que se encontram em fase de construção ainda os seguintes prédios: Campus de Natal, orçado em R$ 6,5 milhões, a sede definitiva do Campus do Seridó, no valor de R$ 750 mil, os blocos da Faculdade de Filosofia, R$ 770 mil, da Faculdade de Ciências Econômicas, orçado em R$ 420 mil e da Faculdade de Ciências Naturais, R$ 1,5 milhão, todos com previsão de término ainda neste ano.

RECURSOS HUMANOS
Além de ampliação da infraestrutura e melhorias administrativas, o processo de expansão foi sustentado por um vigoroso programa de capacitação docente e técnica. O número de professores com mestrado e doutorado aumentou e há perspectiva de evoluir mais, pois cerca de 100 docentes estão liberados para cursar pós-graduação. "Esse governo entende que a valorização do servidor público é um componente indispensável na modernização da gestão. Por isso que a UERN investiu fortemente na capacitação do seu pessoal, sendo uma das poucas universidades a conceder bolsas para que seus servidores cursem mestrado e doutorado", enfatizou a governadora Wilma de Faria. 

O investimento em capacitação docente, além de produzir melhorias no ensino de graduação, habilitou a universidade à captação de recursos externos, inclusive, recursos das principais agências nacionais de fomento à pesquisa (Capes e CNPq). Um dos resultados mais relevantes dessa capacitação docente foi a criação de três cursos, em nível de mestrado, e 22 cursos de especialização em andamento. Nos últimos sete anos, foram concedidos reajustes salariais que acumulam um percentual de 108%. 

INCLUSÃO
Com uma política audaciosa de inclusão social, a UERN vem garantindo, pelo menos, metade de suas vagas no ensino de graduação aos estudante.

terça-feira, 15 de março de 2011

ASPECTOS DA POLÍTICA MUNCIPAL

A política municipal de riacho da cruz, vem trilhando novos rumos, assuntos que, antes eram se quer comentados, hoje fazem parte do dia a dia da população, tais como: rumos da educação, esporte, elogios e criticas a administração municipal, possíveis candidaturas, cotação do prestigio político dos munícipes entre outros, esse debate não é realizado por políticos natos ou gente com vivencia nela e sim por jovens que de alguma forma querem participar ativamente das decisões tomadas no âmbito municipal, há grupos formados principalmente na ala oposicionista só de jovens com projetos bem definidos, exercendo um trabalho de fiscalização e militância política que talvez pela falta de experiência vem usando um pouco de radicalismo e ainda criticas vazias, não deixar de mencionar os acertos, onde criticas pontuais ajudaram a mostrar os problemas, também deve-se dá sugestões as quais demonstrem como resolve-los.

O ponto principal da questão é a participação do jovem na sua comunidade, seja no esporte, cultura, educação e principalmente na política partidária, onde não se vê muito interesse. É necessário que as lideranças (tanto da situação como da oposição) busquem novos quadros para seus partidos, pois na juventude esta a força e principalmente a esperança sem esta contaminado por vícios antigos da política, tenho certeza que ai esta o diferencial para qualquer eleição, o engajamento da juventude se torna essencial e terá muito mais chances de vitoria quem entender logo essa nova conjuntura e partir para o “alistamento” da militância jovem.    

Por Aliatá Júnior

Do projeto de lei encaminhado pelo vereador do PMDB, Dr. Marcondes

O projeto de Lei apresentado pelo vereador, institui no município o PROGEM (Programa de incentivo a educação municipal).

O PROGEM tem por objetivo premiar ao final de cada ano letivo os alunos do ensino fundamental, médio e EJA que obtiveram as melhores notas com um microcomputador.

“A educação é o melhor caminho, e temos certeza que este programa contribuirá no aumento do interesse dos alunos, pois a premiação e sem dúvida um incentivo e que contribuirá para o aprendizado, facilitando a busca por conhecimento”,

disse o vereador.

Vereador Dr. Marcondes apresenta requerimento e projeto de lei

O vereador Dr. Marcondes de Oliveira Costa (PMDB) apresenta requerimento e projeto de Lei na Câmara Municipal de Riacho da Cruz, visando incentivo e melhorias para professores e alunos.

Do requerimento


Dr. Marcondes
 Em seu requerimento o vereador solicita do prefeito municipal implantação do piso dos profissionais da educação conforme Lei Federal 11.738.

Segundo o vereador foi aprovado na câmara o plano de cargos, carreiras e salários, mas o município não vem pagando o piso dos professores bem como as demais gratificações, vantagens e correções assegurado aos profissionais desta categoria como manda a referida Lei.

disse o vereador.
“Queremos com o nosso requerimento contribuir para que estes profissionais que desempenham papel tão importante na construção de cidadãos tenham seus direitos reconhecidos e assegurados”,

segunda-feira, 14 de março de 2011

CORREIOS ESCOLHE CESPE/UNB PARA REALIZAR CONCURSO PARA MAIS DE 8 MIL VAGAS

Está confirmado: o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) foi escolhido pela Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) como organizador de seu próximo certame. As informações foram publicadas na página 75, seção 3, do Diário Oficial da União desta segunda-feira (14/3).

As funções também já foram definidas. Segundo a nota de extrato de dispensa de licitação, haverá oportunidades para quem possui formação de nível médio e superior nos cargos de agente de correios, analista de correios, analista de saúde, auxiliar de enfermagem do trabalho, enfermeiro do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, médico do trabalho e técnico de segurança do trabalho. O valor do contrato do concurso também foi divulgado: R$ 32.770.000,00.

De acordo com a assessoria de imprensa dos Correios, ainda não há confirmações sobre número de vagas ou salários; há apenas a informação de que o edital de abertura do certame deve ser lançado a partir da semana que vem. Anteriormente, o órgão havia divulgado que deveriam ser abertas cerca de 8 mil vagas para atuação em todo o país.

DN ON LINE

Poetas são expulsos da Cobal em Mossoró

Deu no Blog de Carlos Santos:

"Em comemoração ao 14 de março - Dia Nacional da PoesiaI, a Poetas e Prosadores de Mossoró (POEMA), completando 14 anos de existência, programou uma manhã de poesias na Central de Abastecimento de Mossoró, o Mercado da Cobal. Mas terminou num delicado incidente.

Os poetas foram proibidos pela administração do equipamento público de sequenciarem o evento, nesse domingo (13), às 5h30.

O poeta e presidente da Poema, Caio Muniz, iniciou o recital declamando algumas poesias de poetas locais, em seguida o cantor e compositor Genildo Costa começou a mostrar o seu repertório musical.

Mas de repente foi recebida uma ordem externa, para que o evento aberto ao público, gratuito e apolítico fosse encerrado. Imediatamente.

- Nosso chefe mandou dizer pra vocês que encerrem imediatamente esse movimento - determinou um dos seguranças da Central de Abastecimento, que pertence a uma empresa terceirizada, que presta serviço à Prefeitura de Mossoró.

Caio César César tentou argumentar, mas recebeu ordens ainda mais expressas, de um administrador do local: "Desça e desligue o som imediatamente".

Para não causar um conflito maior, os integrantes do movimento resolveram acatar as ordens. E bateram em retirada, deixando indignado o público presente, que já aplaudia a apresentação dos poetas.

Nota do Blog - Terra da Liberdade e Capital da Cultura... eis dois epítetos fantasiosos que Mossoró insiste em ostentar.

O temor dos donos do poder, era de que a apresentação se inclinasse para uma manifestação engajada, dissecando como tem funcionado a gestão pública na cidade e a política cultural do município."

sábado, 12 de março de 2011

Razão de ser


Escrevo. E pronto.
Escrevo porque preciso,
preciso porque estou tonto.
Ninguém tem nada com isso.
Escrevo porque amanhece,
E as estrelas lá no céu
Lembram letras no papel,
Quando o poema me anoitece.
A aranha tece teias.
O peixe beija e morde o que vê.
Eu escrevo apenas.
Tem que ter por quê?


Paulo Leminski

quinta-feira, 10 de março de 2011

Carteira de estudante não foi aceita no carnaval de Riacho da Cruz

Hoje, dedico este espaço para parabenizar a prefeitura de Riacho da Cruz pelo insentivo ao carnaval da cidade... Alguns argumentos, porém, fazem-me refletir que, quando há insentivo por uma parte, a outra parte se omiti ou, no mínimo, não corresponde.

O que vimos em riacho da Cruz durante esse carnaval foi que os foliões das cidades circo-visinhas não tiveram um de seus direitos assegurados. Isso mesmo, em Riacho da Cruz a certeira de estudante é lei municipal desde 2005 [salvo engano], de autoria do parlamentar Uberlane Sá (DEM).

Alguns foliões me disseram que não aceitaram a carteira porque não havia grêmio no município. Agora, o que tem a ver grêmio estudantil e validar a carteira de estudante? Nada! Outros me disseram que a carteira foi acenta, mas não como indica a lei 50%. Ainda, deve ter tido alguns que tiveram seu ingresso comprado com os 50% de desconto.

No final das contas, entendo que não houve uma organização nesse quesito por parte dos organizadores do evento.

Entrarei em contato com o presidente da Câmara Municipal de Riacho da Cruz para ouvi-lo e publicar sua opinião acerca do assunto, haja vista que a Lei Orgânica do Município diz que a Câmada deve, além de criar, fiscalizar as leis.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...