domingo, 21 de fevereiro de 2010

Ministro quer criar bolsa para expulsar filhos de casa

A ideia é de um político italiano, mas e se fosse adotada no Brasil? Aqui, filhos de famílias com boas condições financeiras ficam por mais tempo sob o teto dos pais.


Qual é a idade certa para os filhos deixarem a casa dos pais? Na Itália, um ministro defende a idéia de que o governo deve ajudar os filhos a sair de casa assim que atingirem a maioridade.

O ministro da Administração Pública diz ao Fantástico que gostaria de mudar a sociedade italiana, que, segundo ele, as famílias protegem demais os jovens, dando tudo para eles, inclusive trabalho e casa. Para Renato Brunetta, uma sociedade assim não é uma boa sociedade.

A declaração foi feita depois de um caso clamoroso: o tribunal de Bergamo, no norte da Itália, determinou que um pai separado continuasse a pagar a pensão de alimentos para a filha de 32 anos de idade, que estuda filosofia na universidade há oito anos.

O pai, um artesão de 60 anos, tinha parado de sustentar a filha quando ela fez 29 anos. A moça entrou na Justiça e ganhou a causa, para espanto de muitos e também do ministro Renato Brunetta.

O ministro também chegou a propor que os jovens recebam do estado um incentivo para sair de casa: uma pensão equivalente a R$ 1,3 mil. Mas o governo não recebeu bem esta ideia.

O vice-presidente de uma associação de pais separados diz que, na Itália, os pais são tratados como caixa eletrônico. "Por que os filhos vão sair de casa, se existe alguém que os mantém?", pergunta Antonio Matricardi. Será que os números dão razão a ele?

Em 2003, uma pesquisa do governo italiano ouviu dez mil pessoas entre 18 e 39 anos que moravam com os pais. Quatro anos depois, 79% não tinham saído de casa.

Na Alemanha, 29% dos jovens até 25 anos continuam com os pais. Na mesma situação, na Inglaterra, são 29% dos homens e 18% das mulheres entre 20 e 34 anos.

Nos Estados Unidos, uma outra realidade: por causa da crise econômica, 10% dos adultos entre 18 e 34 anos que moravam sozinhos voltaram a viver com os pais no ano passado.

No Brasil, Tadeu Schmidt mostra o que as famílias acham dessa independência forçada. Duas famílias foram ouvidas. Aos 30 anos, a atriz Gisele Machado quer sair de casa, mas não tem condições financeiras: “Eu sinto falta de ser responsável, entendeu? De ter esse compromisso, de falar assim: eu tenho que pagar a minha conta”.

Mas o pai diz que Gisele pode ir ficando. A mãe deseja que a filha saia de casa em dois anos, a filha retruca e estabelece um ano, já o pai diz que o prazo ideal seria de oito anos ou mais

“Muitas vezes, também, a família fica confortável com aquele filho. Aquele filho preenche um certo vazio. Traz os amigos, ele alegra o ambiente. Tem, também, uma contrapartida da família. Não é só uma opção individual ficar em casa”, conta a psicóloga Andrea Seixas Magalhães, da PUC-Rio.

O bancário Thiago Rocha, de 32 anos, também conta com o apoio da família. “Bom, eu adoro ficar com ele aqui juntinho de mim. Mas, se ele tiver que resolver a vida dele, vou visitá-lo toda semana, todo dia. Vou telefonar todo dia”, conta a mãe de Tiago.

Mas e se o Tiago recebesse uma pensão do governo para sair de casa? O pai diz que seria ótimo.
“É, um incentivo é sempre bom”, diz Thiago.

“Eu acredito que continuava a mesma coisa. Ia passar segunda, terça, quarta, quinta e sexta lá, e sábado e domingo viria para casa para pegar a xepa”, diz o pai, o aposentado Haroldo Rocha.

No Brasil, filhos de famílias com boa condição financeira - com renda acima de R$ 9 mil, aproveitam a situação para ficar em casa. Na faixa etária de 25 a 29 anos, 62% continuam morando com os pais. Na faixa de 30 a 34 anos, são 30%. E de 35 a 39 anos, 15%.

E o que o povo pensa disso? Será que concorda com a ideia do ministro italiano?

“O meu saiu com 14 anos. Eu achei que foi muito cedo, mas foi muito bom. Ele saiu para estudar. Se formou e não voltou mais”, conta uma senhora.

“Depois que tiver se sustentando”, diz um homem.

“Acho que 18 anos ou 19 anos. A idade é o que menos importa. O que importa é a confiança, a educação que ele teve. Ela (a acompanhante), por exemplo, saiu de casa muito cedo”, exemplifica um rapaz. E a garota explica:

“Bom, eu não sou brasileira. Eu sou da Alemanha, onde você sai da casa quando você vai para a faculdade. Então, com 19 anos sai da casa para morar sozinho”.

A opinião dos telespectadores que participaram da pesquisa instantânea é ..... das pessoas que ligaram acham que os filhos devem deixar a casa dos pais assim que atingirem a maioridade.

Fonte: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1499455-15605,00.html Acesso em 21/02/2010 às 21:20h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...