terça-feira, 8 de junho de 2010

Congresso Estadual da UJS reúne 10 cidades do RN

Com a participação dos militantes de Natal, Parnamirim, Caraúbas, Caicó, Apodi, Areia Branca, Tabuleiro Grande, Riacho da Cruz, Areia Branca e Mossoró, ocorreu, neste fim de semana, o 8º Congresso da União da Juventude Socialista do Rio Grande do Norte. Mais de 80 jovens discutiram temas como movimento estudantil, socialismo, conjuntura estadual e metas da UJS para o biênio 2010-2012.

A abertura ocorreu às 10 horas, com a presença de Jankarly Varela, representando o Vereador George Câmara; o ex-Secretário de Assuntos Fundiários do RN e pré-candidato a Deputado Estadual, Canindé de França; o ex-Secretário de Juventude de Areia Branca e pré-candidato a Deputado Estadual, Jocsã Cerqueira, o Presidente do Grêmio Estudantil do IFRN de Mossoró, Lindermberg Kennedy; além do Presidente do Diretório Acadêmico do CERES/UFRN, Leonardo Gomes e da Secretária de Juventude do PCdoB/RN, Josângela Bezerra.

Unidade para fazer uma UJS de milhares

Após a abertura, foi facultada a palavras ao presentes, que enfatizaram a importância de uma UJS integrada e com unidade para crescer no próximo período. Para a Presidente da UJS de Caicó, Laurytha, “o momento é de mobilizar amplas parcelas da juventude, organizando núcleos, entidades estudantis e também os jovens que atuam em outros movimentos, como cultura, esporte e mídias sociais”.

Wesley “Geléia”, estudante secundarista, agitou o Congresso da UJS convocando os militantes a ocuparem as ruas no 2º semestre em defesa do pré-sal para a educação. “Ao longo da história, mobilizamos os estudantes e a sociedade brasileira para importantes temas. Foi assim com a campanha O Petróleo É Nosso, pelas reformas de base, durante o combate à ditadura, pela redemocratização, conquista do voto aos 16, Fora Collor ou mesmo da resistência ao neoliberalismo. Precisamos impulsionar, nas ruas, a bandeira do pré-sal, pois ela significará uma grande vitória para todo o Brasil”.

Grupos de debate elevam o conteúdo político da UJS

Logo após o almoço, os delegados, convidados e observadores participaram dos grupos temáticos: Conjuntura Estadual, UJS 2010-2012, Movimento Estudantil e Socialismo. Os temas discutidos em formato de resolução foram coordenados por Thaíssa Câmara e Leon Karlos (socialismo); Ramon Alves (Conjuntura Estadual e UJS 2010-2012) e Wesley e Leonardo (Movimento Estudantil).

Plenária Final aprova as resoluções, moções e elege a nova diretoria da UJS

Às 16 horas iniciou-se a Plenária Final do Congresso da UJS, com as presenças e intervenções especiais do Vereador George Câmara, pré-candidato a Deputado Estadual; de Divanilton Pereira, membro do Comitê Central do PCdoB, dirigente nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), pré-candidato a Deputado Federal; Moacir Soares, presidente estadual da CTB/RN; e de Walter Fernandes, ex-Secretário de Planejamento de Parnamirim e pré-candidato a Deputado Federal.

A Plenária Final aprovou as propostas apresentadas nos grupos de debate, em formato de resoluções a serem divulgadas em cartilhas e no sítio da UJS na internet. Dentre as propostas aprovadas, a de construir o I Encontro de Estudantes Universitários da UJS/RN, fortalecer a participação da organização nas políticas de juventude no plano institucional, além de diversificar a atuação, por meio dos movimentos de esporte, cultura, jovens mulheres, LGBTT, mídias sociais e comunitário.

Segundo Ramon Alves, eleito Secretário de Organização e de Finanças da UJS/RN, “durante o processo congressual, cerca de 20% dos jovens optaram por temas que não os tradicionais – secundarista e universitário. Devemos organizar grupos temáticos e planejar atividades para que, a partir da experiência desses jovens, a UJS possa ter elaboração sobre uma quantidade maior de temas, o que temos ainda de modo muito insuficiente frente ao potencial”.

Nova direção para conduzir a UJS Muito Mais RN!

No momento mais emocionante do Congresso, Mario Luiz, presidente da UJS durante o período 2008-2010, conduziu a sua sucessão falando da importância da tarefa que é dirigir “a maior organização política de jovens do Brasil”. Para ele, “não é uma tarefa fácil presidir a União da Juventude Socialista, mas é gratificante pelo que pudemos fazer e, sem dúvida, foram dois anos de grande crescimento pessoal e político”.

Para presidir a UJS 2010-2012 foi eleito Wangle Alves dos Santos, de 21 anos. Filiado à UJS desde 2003, Wangle foi vice-presidente da APES – Associação Potiguar dos Estudantes Secundários (2005 a 2007) e foi Diretor Estadual de Movimento Secundarista da UJS na atual gestão. Em seu discurso, convocou os filiados a elevar o grau de participação da juventude do Rio Grande do Norte. “Mais do que reunir milhares de jovens em torno da UJS, nosso desafio é proporcionar uma presença qualificada da juventude nos espaços onde atuamos e potencialmente podemos atuar. O nosso lema, Para Ser Muito Mais Rio Grande do Norte, vai contagiar o Estado nos próximos anos!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...