terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Um alerta a juventude riachocruzense

Do blog de meu nobre amigo André Cavalcante - "O mural de Riaho da Cruz"
Os jovens brasileiros do tempo presente são majoritariamente passivos, desinteressados, hedonistas e miseravelmente dados a exercícios de cidadania. Seja qual for o extrato social no qual estejam inseridos, raros são os casos em que os jovens protagonizam ações coletivas - que não sejam aquelas voltadas ao prazer – capazes de oferecer uma visão menos pessimista quanto ao futuro.
 
Qual a origem dessa herança que prostrou nossa juventude, deixando para trás aquela imagem persistente de que quem mais senão os jovens, carregados de energia e ideais, podem tomar conta e transformar em algo melhor o que virá? Tal questão poderia suscitar uns sem-número de respostas, dependente de área de estudos que se disponha a respondê-la. Entretanto, a compreensão desse estados de coisas não encontrou na ciência histórica um aliado de peso. 
  
No Município de Riacho da Cruz, a História ainda não localizou um lugar para seus jovens, não se tem registros de que em determinados momentos da trajetória do Município eles tenham sido partícipes essenciais de eventos historicamente decisivos. Talvez esteja aí uma parte da resposta para a questão anteriormente formulada: os jovens de nosso presente, ou seja, os jovens de Riacho da cruz não se sentem herdeiros de algo significativo, capaz de despertá-los da inércia em que se encontram.

NOTA DO BLOG: Em se tratando de um campo de estudos em fase de afirmação, a história dos jovens da minha querida Riacho da Cruz ainda tem sua produção marcada pelo provisório, reunindo impressões prévias e escritas, por vezes, em tons ensaísticos. Que nos dermos às mãos juventude de Riacho da Cruz chegou a nossa vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...