quinta-feira, 1 de março de 2012

Guarda Civil municipal analisa convocação de mais nove homens para participar do curso de formação


Do Jornal O Mossoroense:

A Guarda Civil de Mossoró deu início no dia 24 deste mês, na sede do Segundo Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), ao curso de formação dos candidatos aprovados no último concurso. Esta segunda etapa do processo seletivo tem caráter eliminatório, isto é, aqueles que forem aprovados no curso serão efetivados no quadro de servidores do município. Estão participando do curso 105 homens e a previsão é que mais nove sejam chamados. De acordo com o secretário da Defesa Civil, Osnildo Morais, o número de agentes participantes ainda é pequeno, desta forma é de interesse da secretaria convocar os nove aprovados restantes para participarem como ouvintes do curso de formação.
Segundo o secretário, é de suma importância para a cidade a formação de mais profissionais, pois estes servidores lidam diretamente com o público, ajudando-os no dia-a-dia nas ruas.
Durante a realização do curso, todas as instâncias de segurança foram convocadas para participar, auxiliando na formação dos futuros guardas municipais. "Foram convocados bombeiros, policiais, entre outros representantes da segurança para aprofundar os conhecimentos destes homens que estão em formação. Deve-se frisar que não se pode criar expectativas que os guardas municipais vão assumir o lugar da polícia, ao invés disso, vão auxiliá-los quando for necessário", destacou o secretário.
Segundo o guarda municipal em formação Rillen Rossi, "a realização desse concurso e posteriormente do curso é de grande valor para a cidade e para os futuros profissionais, tendo em vista que quanto mais profissionais qualificados nas ruas maior é a segurança ofertada aos cidadãos".
No entanto, Rillen deixa claro que estes profissionais que ingressarão no quadro de servidores do município ainda não é suficiente. "O índice de violência na cidade tem crescido bastante, podendo ser comparado ao das regiões metropolitanas. Seria necessário na cidade cerca de 300 profissionais atuando na área. No momento, pedimos que os nove aprovados no concurso fossem chamados em caráter especial para integrar a nova turma", destaca.
Rillen enfatiza que a função dos novos servidores é diferente dos outros órgãos de segurança, pois estes profissionais trabalham no regime de prevenção, ou seja, por ter um contato mais direto com a população eles analisam o problema e buscam uma solução juntamente com os órgãos competentes, tais como assistência social, polícia etc.
Mossoró dispõe hoje de 168 guardas municipais, dos quais 72 integram o quadro de carreira da Prefeitura. Os demais 95 são agentes terceirizados. A incorporação dos novos guardas permitirá criação de cinco pelotões.
Esses destacamentos serão responsáveis pela Ronda Escolar nas escolas municipais; Pelotão Especial, que trabalharão armados para dar suporte a operações mais complexas; Guarda Patrimonial, Guarda Ambiental e a Guarda Comunitária que atuará nos bairros, diretamente com o cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...