segunda-feira, 18 de março de 2013

Vaticano divulga brasão do papa Francisco

O Vaticano acaba de divulgar o brasão do Papa Francisco.




Seu lema, em latim, é "Miserando atque eligendo" (Olhou-o com misericórdia e o escolheu).
O Papa Francisco conservou seu escudo de bispo mas acrescentou os símbolos da dignidade pontifícia e a mitra (chapéu) colocada entre as chaves de prata e ouro e entrelaçadas por um cordão vermelho.

Na parte alta do escudo, se encontra o emblema da Companhia de Jesus: um sol radiante e amarelo com as letras em vermelho "IHS": "Jesus, Homem e Salvador".

Sobre a letra H há uma cruz e abaixo das letras IHS, sempre dentro do sol, estão três pregos.

Na parte inferior do escudo, à direita, encontra-se uma estrela e a flor de nardo. A estrela simboliza Virgem Maria, mãe de Cristo e da Igreja, e a flor de nardo São José, padroeiro da Igreja Universal.

Segundo o Vaticano, com o escudo o Papa quis ressaltar sua devoção à Virgem e a São José.

O lema "Miserando atque eligendo" foi retirado das homilias de São Beda, o Venerável, que, comentando o evangelho de São Mateus, escreveu "Vidit ergo lesus publicanum et quia miserando atque eligendo vidit, ait illi Sequere me' ("Viu Jesus a um publicano e como o olhou com sentimentos de amor o elegeu e lhe disse: siga-me").

O escudo é semelhante ao já usado pelo Papa quando ele era cardeal arcebispo de Buenos Aires, segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...