domingo, 8 de abril de 2012

Descoberta aranha que arranca seu próprio pênis para se salvar


No mundo animal não é nenhuma novidade o canibalismo sexual, agora os cientistas encontraram um comportamento ainda mais bizarro.
 
Talvez um dos comportamentos mais conhecidos sobre cópulas com efeitos desastrosos seja as da famosa aranha viúva negra, na qual as fêmeas matam e devoram os machos após o acasalamento.

Existem várias teorias entre biólogos para explicar o motivo pelo qual um comportamento tão prejudicial seria benéfico ao ponto de acompanhar a evolução destas aranhas. Agora cientistas descobriram uma forma ainda mais estranha de comportamento. A aranha macho Nephilengys malabarensis   salva o seu “pescoço” da morte com uma prática nada comum: arrancando seu próprio pênis, também chamado de palpo.

A prática é chamada de cópula remota e, apesar de parecer uma idéia idiota arrancar uma parte de sua anatomia, existem vantagens para um ato tão extremista. As aranhas com este comportamento não são mortos após o acasalamento
 
O motivo para isso talvez se dê no fato de que o palpo permanece acoplado na fêmea, transferindo continuamente espermatozóides que estão em sua extensão, o que garantiria maiores chances de fecundação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...