quinta-feira, 12 de abril de 2012

Walter Alves destaca importância do novo fundo da previdência para servidores


A aprovação pela Câmara e Sendo Federal do projeto que cria o Fundo de Previdência dos Servidores Públicos, Funpresp, foi destacada pelo deputado Walter Alves (PMDB) na sessão plenária (12). O projeto foi aprovado ontem e seguiu para sanção da presidente Dilma Roussef.




Waltinho citou dados da previdência, cuja relação atual de quatro servidores ativos para pagamento de um inativo, revela um desequilíbrio financeiro preocupante. “Essa situação gera grande déficit na previdência social, além de não gerar poupança interna, que por sua vez gera investimento, consumo, emprego, renda e consolida mais o fluxo econômico. Acredito que o Funpresp prestará um grande serviço ao povo brasileiro”, disse.
No sistema atual de previdência para o funcionalismo público, o servidor federal contribui com 11% sobre o salário integral, e o governo entra com 22%. Em troca, o trabalhador recebe aposentadoria equivalente ao último salário na ativa, benefício ao qual não estão sujeitos os trabalhadores da iniciativa privada nem das estatais.No novo modelo, o funcionário contribuirá com 11% até o teto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), atualmente em R$ 3.916,20. Para receber mais que o limite da Previdência Social, o funcionário terá de aderir a um fundo de pensão privado ou optar pela Funpresp, para o qual pagará, todo mês, 8,5% da diferença entre o teto da Previdência Social e o salário total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...