terça-feira, 4 de maio de 2010

Esquerda x Direita


Assim escreveu um neoliberal recentemente nas páginas deste jornal: “Após a queda do Muro de Berlim, acabou a distinção entre esquerda e direita”. O papel aceita tudo, ainda mais nas épocas pré-eleitorais. Numa única frase duas estultices:

1) No sentido político, os conceitos de esquerda e direita não acabaram e jamais acabarão – não se decreta a bel prazer o fim da história;

2) A queda do Muro de Berlim foi só o prenúncio do fim da União Soviética (e da Guerra Fria) – isso, sim, foi importante marco político, e não o muro.

Não me interessa discutir política pelo jornal, escrevo apenas porque gosto de escrever, mas não escondo minhas convicções e penso que todos deveriam externá-las, até para o prezado leitor não ser ludibriado. Sobre esquerda e direita encontrei interessantes exemplos comparativos na internet. Leia e tire suas próprias conclusões.

Esquerda – a desigualdade é um produto social das economias onde a competição é extremamente desigual.

Direita – a desigualdade sempre existiu e continuará existindo. Dizem: “Não há pobres, há fracassados”.

Esquerda – lutar contra injustiças é a mais importante das lutas.

Direita – é preferível a injustiça que a desordem.

Esquerda – o Estado tem atribuições essenciais no crescimento, nas políticas sociais, nos investimentos estratégicos. Bancos públicos são fundamentais.

Direita – o Estado deve ser mínimo. Bancos públicos devem ser privatizados, assim como todas as outras empresas estatais.

Esquerda – gastos com os mais pobres afirmam direitos de cidadania para todos.

Direita – gastos com pobres são inúteis socialmente e ineficientes economicamente.

Considero-me de esquerda, na visão de Norberto Bobbio – ser de esquerda é lutar por igualdades, contra injustiças. Entretanto, jamais me filiei a partido político. Nem por isso deixo de reconhecer que Lula é o melhor presidente da história do Brasil, e pretendo votar em Dilma nas próximas eleições.

Ricardo Hoffmann (jornalista gaúcho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...