domingo, 9 de maio de 2010

Riacho da Cruz - RN: 48 anos de luta!




Era início do século XVIII, quando surgiram as primeiras explorações agrícolas numa área às margens do riacho Forquilha, e por causa de uma cruz fincada na beira do riacho, indicando uma sepultura cristã, surgiu o nome para aquela localidade, o qual permaneceu até hoje Riacho da Cruz.

Em 1717, na área do riacho da Cruz na ribeira do Apodi, os senhores Manoel Rodrigues Taborda, Bento Carneiro, Matias Lima e o Capitão Antônio Barbalho Bezerra, eram os proprietários das quatro sesmarias, ali existentes.

A partir dos trabalhos desenvolvidos por dois pioneiros chamados Teodósio Freire de Amorim e Gregório José Dantas, proprietários de terras na localidade, a povoação começou seu crescimento e ganhou vida de fato. Mas o povoado que vivia de uma economia direcionada unicamente para a agricultura, se desenvolveu de forma muito lenta por muito tempo.

Riacho da Cruz desmembrou-se de Portalegre no dia 9 de maio de 1962, através da Lei nº 2.764, conquistou sua emancipação política e tornou-se um município do Rio Grande do Norte.

Fonte: Idema-RN A área onde se localiza o Município de Riacho da Cruz, situa-se na região denominada Serra do Regente, hoje, Portoalegre, na época, habitada por imigrantes portugueses.

A povoação surgiu à margem do riacho da Cruz ou da Forquilha, que deságua no rio Apodi. O riacho da Forquilha toma a denominação de Riacho da Cruz, depois de passar pelo Município de Viçosa. A origem do topônimo prende-se a uma cruz de madeira, colocada à beira do riacho, onde um soldado havia sido morto e enterrado, tendo sido o local denominado de Riacho da Cruz.

Era exatamente na área de Riacho da Cruz, na ribeira do Apodi, que em outubro de 1717, existiam quatro sesmarias pertencentes aos senhores Manoel Rodrigues Taborda, Bento Carneiro, Matias Lima e o Capitão Antônio Barbalho Bezerra. Mas o crescimento da povoação na região aconteceu pela ação de Teodósio Freire de Amorim, nos idos de 1732, e Gregório José Dantas em 1754, proprietários de terra na localidade de Riacho da Cruz. Foi a partir do trabalho e da presença desses dois pioneiros que o povoado começou a ganhar vida de fato, nas redondezas da cruz fincada na beira do riacho da forquilha.

Com o decorrer dos anos, mais precisamente na década de 50, foi promovida à vila, denominada Vila Riacho da Cruz. Em 09 de maio de 1962, através de Lei Estadual nº 2.764, foi criado o Município de Riacho da Cruz, desmembrado do Município de Portalegre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...