sábado, 18 de junho de 2011

Carta oficial do Comando de Mobilização Estudantil de Mossoró - COMEM à sociedade

Eis a íntegra da carta divulgada pelo movimento:

Norte-rio-grandenses, cansamos de ver a educação ser algo invisível para a sociedade, principalmente para os políticos, por isso, ontem, no dia 16 de junho de 2011, o Comando de Mobilização Estudantil (CME) resolveu ocupar 12º DIRED em Mossoró.

A ocupação é uma forma simbólica de sensibilizar as pessoas para que vejam as inúmeras necessidades que precisam, imediatamente, ser solucionadas a fim de que a educação do Estado melhore.

Fazem parte do Comando de Mobilização Estudantil estudantes da UERN, UFERSA, Escolas Públicas e Particulares. O grupo é aberto para que os estudantes que estão preocupados com a Educação do Estado e do país. Convocamos a sociedade para debater e lutar em favor da educação de qualidade para todos os potiguares.

Durante as nossas reuniões de Comando, decidimos ocupar o prédio da DIRED. A ocupação foi pensada para um prédio que não se restringisse somente a UERN, pois acreditamos que existem reivindicações estudantis de competência do Estado.

A ocupação do prédio objetiva-se pressionar o governo para abrir um canal de diálogo entre os estudantes e o Estado, já que até o momento isso não vem ocorrendo.

Durante as assembleias dos estudantes da UERN, decidimos quais as prioridades para Universidade e para o desenvolvimento da educação do Estado. Acreditamos que a precariedade da educação brasileira está relacionada com os investimentos feitos na educação, no Rio Grande do Norte não é diferente.

No ano de 2011 foi contingenciado em mais de 50% a verba destinada à UERN. A UERN está cada vez mais defasada, sem estrutura e agora sem verba para se manter.

A partir disso os estudantes da UERN deflagraram greve no dia 30 de maio de 2011 para exigir condições básicas de estudo na Universidade. A situação na Universidade está insustentável, pois mesmo sem greve os alunos da UERN não têm condições de assistir aulas.

As nossas reivindicações são: Descontingenciamento da educação da UERN; Suplementação de 4,3 milhões para assistência estudantil; Aprovação de uma Lei que proíba o contingenciamento orçamentário na educação; Implementação de um plano estadual de educação que garanta melhorias nos investimentos.

A meta do Comando de Mobilização Estudantil é desocupar o prédio somente quando o governo abrir um canal de diálogo direto com os estudantes e que nossas reivindicações sejam garantidas pelo Estado através de um documento assinado pela governadora, Rosalba Ciarlini, e a pela Secretária de Educação, Betânia Ramalho.

Aproveitamos a oportunidade para solicitarmos o apoio dos estudantes e de toda a sociedade ao nosso Movimento em defesa da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...