segunda-feira, 20 de junho de 2011

Manifestantes recebem reforço da capital e enviam carta à governadora

Do Correio da Tarde:


Os estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Uern, acampados no prédio da 12ª Dired em Mossoró receberam o apoio dos integrantes do movimento 'Fora Micarla', ocorrido no início do mês em Natal.


Membros do comitê passaram o final de semana em assembléia com os uernianos, fazendo um planejamento das ações para os próximos dias. "Considero essa troca de experiência bastante importante para o fortalecimento do movimento dos alunos da Uern de Mossoró. Acho que as nossas experiências nortearão as ações destes que tem um fim bastante importante", ressaltou Wesley Lima - Geléia - , um dos participantes do movimento da capital.

Além da troca de experiências entre os estudantes de Mossoró e Natal, uma carta foi produzida durante o final de semana e será entregue pelo comitê dos grevistas, ainda hoje, no gabinete da governadora Rosalba Ciarlini.

"Até o final da tarde esse documento estará em cima da mesa da governadora convocando-a a vir aqui ao prédio ocupado para iniciar o processo de negociação com a categoria. Antes a idéia era ir até a governadora, mas por se tratar de um movimento horizontal e sem líder, essa negociação deve ser feita com todos", explicou Samuel Lemos, grevista.

No documento os estudantes discorrem "Partindo dessa premissa, corroboramos com a idéia da realização de um encontro entre as partes envolvidas, por entendermos que o momento é essencial no que concerne a discussão dos aspectos que são reivindicados pelo Comando de Mobilização Estudantil (CME).

Acreditamos que as condições objetivas as quais se materializam para realização de tal momento poderiam ser modificadas, a fim de que pudéssemos garantir a participação mais homogênea dos componentes do Movimento no diálogo", e continua "Nesse sentido, viemos convocar, através desta, que a representação do Governo disponha-se à dirigir-se para o local onde decidimos, por tempo indeterminado, ocupar. Assim, acreditamos ser possível garantir a articulação e efetivação da nossa pauta de reivindicação.

Esperamos contar com a presença de suas Execelências em nossa plenária que será realizado no dia 22 do corrente mês às 18 horas, afim de iniciarmos um processo de negociação visando a desocupação da 12ª DIRED, como também o fim do movimento grevista dos discentes da UERN", conclui a carta.

Hoje, cinco dias de ocupação da 12ª Diretoria Regional de Educação, Cultura e Desporto (DIRED) - Mossoró, os estudantes seguem com as convicções e pautas, abertos ao diálogo com o governo do estado. "Aqui, diretamente da DIRED, contamos com cerca de 50 estudantes, unidos e constantemente se reunindo e estudando os mais diversos assuntos competentes a educação e suas variáveis. Nós, do Comando de Mobilização Estudantil de Mossoró (Comem) recebemos, ainda, a expressiva visita de dez integrantes do movimento social natalino #ForaMicarla, que chegaram aqui na noite de sábado e permanecerão até a tarde de hoje entre os acampados. Para eles, que vieram da Capital, nosso movimento é histórico para Mossoró", ressalta o estudante de filosofia Rillen Rossy, que vai adiante "Eu, Rillen Rossy, estudante de filosofia da UERN, sigo com a convicção de que estamos escrevendo, corajosamente, o reinício da movimentação estudantil de Mossoró. O Comem entrará, indubitavelmente, aos anais da terra da resistência, como o grupo de resistência e sabedoria", acredita.

Os estudantes grevistas contam com o apoio e a presença dos professores estaduais, também em greve, dos professores da Uern, estudantes do ensino médio de Mossoró e dos alunos da Ufersa.

Até o momento o governo do estado não deu nenhum sinal de abertura de diálogo. A informação de que os estudantes seriam recebidos pela secretária de educação do estado não se concretizou e as negociações voltaram a estaca zero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...