segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Tropa de elite do exército americano abatida no Afeganistão


Soldado da tropa de elite americana no Afeganistão - Foto: / AFP
O Globo

O ataque ao helicóptero Chinook que custou a vida de 30 militares americanos e oito afegãos, no sábado, continua cercado de mistério. Entre os mortos estavam 22 homens da Equipe 6 dos Seals - a força de elite que matou Osama bin Laden no Paquistão em 2 de maio.

O governo americano não confirma nem desmente a versão de que o helicóptero militar teria sido derrubado por talibãs. Mas, segundo o jornal "New York Times", o Chinook voltava de uma operação de ajuda a uma tropa de elite do Exército que combatia líderes do Talibã no isolado Vale Tangi, junto à fronteira com o Paquistão e considerado um dos principais refúgios dos talibãs.

Para observadores internacionais, a presença de 22 Seals pode indicar que eles tinham como alvo algum membro do alto escalão do Talibã.

O ataque ao Chinook foi o pior contra as tropas dos Estados Unidos no Afeganistão em quase uma década. De acordo com um oficial americano no Afeganistão, o helicóptero provavelmente foi derrubado por um foguete.

O Talibã clamou a autoria do ataque, mas a Casa Branca continua sem dar informações precisas. Negou, porém, que entre os mortos estejam Seals envolvidos na operação que matou Bin Laden.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...