quinta-feira, 19 de maio de 2011

Aprovados no concurso público da Guarda Civil Municipal cobram convocação da Prefeitura


Do jornal O Mossoroense:

Na manhã de ontem, 18, um grupo de candidatos aprovados no concurso público para o cargo de Guarda Civil do município foi à Câmara Municipal de Mossoró (CMM) para reivindicar apoio dos membros do Legislativo no que se refere à convocação dos aprovados. Desde o final do ano passado, os 100 candidatos classificados aguardam a convocação da Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) para realização do curso de formação.

Conforme Railson Silva de Souza, aprovado para o cargo de Guarda Civil Municipal, até agora só houve especulações sobre a convocação dos candidatos. "Nada oficial foi dito. É uma injustiça, pois passar no concurso público requer todo um preparo anterior de leitura, estudo e muita dedicação. Por isso queremos ser chamados", reclama.

Lílian Cynthia, também aprovada no concurso, conta que o principal motivo da mobilização é mostrar ao poder público a indignação quanto ao descaso na contratação dos candidatos aprovados. "Desde o começo do ano, eles (Prefeitura) não deram justificativas consistentes para a demora da convocação dos aprovados para a realização do curso de formação. Sempre remarcando a cada quinzena uma nova data", revela.

Para ela, a morosidade está resultando nas deficiências da segurança pública do município, tendo em vista ao aumento da violência na cidade. "Até ontem 80 homicídios foram registrados. Com tudo isso acontecendo, a Guarda Civil está inoperante. Ela poderia dar um suporte na segurança, já que os guardas estarão em praças, escolas e outros pontos", ressalta Lílian Cynthia.

Mesmo após terem se submetido às provas intelectuais, físicas e psicológicas, acabado todo o processo de seleção a PMM ainda não convocou as 100 pessoas do total de candidatos classificados, como previa o edital.

Em conversa com os candidatos, o vereador Lahyre Rosado Neto (PSB) declarou que apoia o ingresso dos aprovados do concurso da Guarda Civil. "Neste cenário de insegurança que assola Mossoró, a estruturação da Guarda Municipal é de suma importância para ajudar a mudar a realidade. Não que os guardas tenham que atuar diretamente no combate à criminalidade, uma vez que isso é papel da polícia. Mas só a presença deles nas ruas ajudam a coibir a ação dos criminosos", comenta.

Ainda durante o encontro na CMM, ficou decidido que o vereador Claudionor dos Santos (PDT), líder do governo no Legislativo, iria requerer dados da questão junto à Prefeitura e Defesa Social, para serem repassados aos selecionados em uma reunião que ficou agendada para hoje, às 9h, na sede do Legislativo. Além de tratar de encaminhamentos sobre o impasse, os vereadores juntamente com os candidatos aprovados irão encaminhar um ofício à PMM solicitando informações precisas e um posicionamento oficial sobre a questão.

Os candidatos lembraram que existe um projeto de lei de autoria do vereador Lahyre Rosado Neto em tramitação da Câmara que prevê a convocação imediata dos aprovados em concurso público. "É importante que esse projeto seja aprovado e que outros candidatos não passem por essa situação. Cumprimos todas as etapas do concurso e fomos selecionados e temos o direito de assumir o cargo", frisa Railson.

Diante do impasse, a equipe de reportagem do jornal O Mossoroense tentou indagar o secretário municipal da Defesa Social, Antônio Alber da Nóbrega, se há previsão para realização do curso de formação e início das atividades dos aprovados no cargo de Guarda Civil. Entretanto, a equipe foi informada que o titular estava em reunião. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...