terça-feira, 20 de abril de 2010

Fórum Municipal de Educação – CEM


Concluímos a primeira década do terceiro milênio celebrando inúmeras vitórias da humanidade. A escrita, o alfabeto, o comércio, ambos na antiguidade já expunham a ilimitada capacidade intelectual humana. Os códigos de ética, leis, legados filosóficos... democracia! Grécia e Roma antigas também fizeram sua parte na contribuição intelectual humana. Iniciamos a formação acadêmica na Idade Média afirmando que a Igreja Católica, mesmo com seus erros, deu sua parcela para nossa ascensão intelectual. Tantas e tantas faculdades, advindas o período medieval, consolidam a tão sabedoria do próprio homem. Com o mundo moderno ganhamos o humanismo e a capacidade do homem romper regras, muitas vezes prejudiciais. Um novo estilo comercial, inúmeras revoluções e genocídios denunciam o descontrole do homem para com seu cérebro... Guerras mundiais... Petróleo.

Estamos na era da sede, da fome, do pré-sal. O homem quanto mais tem, mais quer. A sociedade é sempre mais competitiva e isso exige do homem uma maior capacidade de pensamento e desenvolvimento, do contrário, corre o risco de se perder no tempo, tornar-se obsoleto, sem alguma utilidade. A sociedade quer homens ativos, desenvolvidos e capazes de cumprirem as exigências de seu meio... Devemos, portanto, buscarmos incessantemente por nossos sonhos. Alegro-me sempre ao lembrar-me de Sócrates, filósofo grego: “uma vida sem busca não é digna de ser vivida.”
Nessa atmosfera onde somos obrigados a vivermos nos atualizando e buscando nossos direitos, algumas comunidades, cidades, nações, perderam o fio conduto do desenvolvimento, a prova disso é os altos índices de analfabetismo no Brasil, por exemplo.

Especifico a necessidade de desenvolvimento intelectual em Riacho da Cruz-RN, cidade do interior do estado do Rio Grande do Norte. Nossa realidade é, no mínimo, preocupante. Todos os anos uma gama de alunos concorrem aos vestibulares e concursos públicos. Acontece que, a suma maioria desses jovens é reprovada... dois ou três conseguem aprovação nos processos seletivos. Isso demonstra nosso despreparo intelectual. Riacho da Cruz-RN precisa dar sua contribuição intelectual à humanidade.

O projeto Fórum Municipal de Educação (FME) surge com a perspectiva de contribuir gradativa e positivamente com o processo intelectual humano.

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