segunda-feira, 6 de junho de 2011

Diversidade musical e espetáculo teatral ao ar livre marcam São João de Mossoró

Deu no UOL:

Segunda principal cidade do Rio Grande do Norte, Mossoró, que está exatamente no meio do caminho entre as capitais potiguar e cearense, realiza um dos principais festejos juninos do Estado. Batizado de Cidade Junina, na antiga estação ferroviária do município, o principal evento que ocorrerá de 4 a 28 de junho contará com mais de 100 shows musicais das bandas de forró e os mais conhecidos cantores sertanejos do país.

As outras atrações vão se apresentar na Praça da Convivência, no Memorial Jazz, na Cidadela Junina e ainda na Praça de Eventos. Estão confirmadas atrações como Mastruz com Leite, Aviões do Forró e Michel Teló.

Apesar dos grandes shows, um dos destaques dos festejos juninos de Mossoró é o espetáculo teatral Chuva de Bala no País de Mossoró, que conta o duelo dos cangaceiros locais com os integrantes do bando de Lampião. A peça ao ar livre ocorre no adro da Capela de São Vicente e, este ano, contará com 12 apresentações. A primeira delas será no dia 9 de junho, às 21h.

Outro belo espetáculo dos festejos juninos de Mossoró é o concurso que reúne 300 grupos de quadrilhas. O espaço conhecido como Arena Deodete Dias tem arquibancada com capacidade para duas mil pessoas.

Brincadeiras como a corrida de jegue e concursos que elegem a Rainha do Milho também são alguns dos atrativos do São João de Mossoró.

Conheça as manifestações culturais do São João de Mossoró:

No pingo do Mei Dia
É o momento das caracterizações, das fantasias, de usar a imaginação. Trata-se do Comboio Junino num passeio pela área do corredor cultural. É composto por carroças que conduzem trios musicais de forró pé de serra, charangas e grupos de quadrilha junina.

Burro Táxi
Quem nunca utilizou uma carroça puxada a burro como meio de transporte, pode experimentar no Mossoró Cidade Junina. O Burro Táxi funciona de sexta-feira à domingo. Seu ponto de partida e de chegada é a Estação das Artes Elizeu Ventania.

Festival de sanfoneiros
É uma competição em que é escolhido o melhor sanfoneiro do Nordeste.

Circo do Forró Pé de Serra
Sua tenda é armada na Estação das Artes, onde se encontram grupos locais de forró pé de serra (sanfoneiro, triângulo e pandeiro).

Festa da Colheita
Exposição e venda de produtos cultivadas no município (cereais, frutas, verduras, bebidas e comidas da região), mostrando os costumes e tradições da vida do campo. É realizada na Praça de Eventos.

Festival de Poesia
Espaço para difundir a poesia popular nordestina através do desafio entre repentistas (poesia oral cantada) e de produções poéticas editadas. A disputa envolve os melhores repentistas. Acontece na Praça de Eventos.

Pau de Arara Elétrônico
Transporte utilizado por moradores da zona rural para a cidade grande, chamado de pau de arara, é atração da festa. O carro tem decoração de motivos juninos e conta com serviços de bar e dj executando músicas dos mais variados estilos.

Cidadela
Reprodução de cidade do interior nordestino representado desde a capela até o grupo escolar. Nesta rua cenográfica o visitante encontra barraquinhas de comidas típicas, bodegas, botecos e espaço destinado a brincadeiras infantis.

Festival de humor
Através do riso e da alegria que são marcas registradas do evento, realiza-se o projeto cultural Sorrindo no São João. O programa é a sessão humorística da Cidade Junina do Brasil, que também valoriza os novos humoristas abrindo espaço para apresentações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...