quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Governo diz que não tem dinheiro para pagar programa do leite

O Governo do Estado completa nesta semana a quarta quinzena sem pagar aos produtores que fornecem para o programa do leite. Isso porque o pagamento da segunda quinzena de agosto foi feito pela metade; duas outras já estão vencidas; e a quarta se vence nesta semana.O pior é que o Governo do Estado tem declarado que não tem dinheiro para quitar a dívida, conforme informou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Rio Grande do Norte (FAERN), José Álvares Vieira.

Vieira declarou que sete indústrias ainda tentam receber o pagamento da segunda quinzena de agosto, "mas a Sethas - Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social - que administrava o programa até o mês passado, não tem qualquer informação sobre quando esse ou os demais pagamentos serão efetuados", observou.

Vieira disse que procurou o Emater/RN (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte), mas foi informado que o Instituto só responderia pelo o que tem que ser pago a partir de outubro.

O atraso prejudica milhares de trabalhadores e pode afetar milhares de famílias pobres, já que os produtores ameaçam cessar o fornecimento de leite ao Governo do Estado.

O produtor Jackson Kennedy falou que é muito difícil continuar fornecendo leite sem receber o pagamento. "Compramos ração para os animais à vista, enquanto que o governo paga quando dá certo para ele", reclamou.

Jackson lembrou que os produtores já são prejudicados porque repassam o leite para os laticínios a um preço baixo. "Recebemos apenas R$ 0,72 pelo litro de leite, enquanto que poderíamos vender a produção a R$ 1,00 para ser vendido in natura", observou o produtor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...