sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Senado da França aprova reforma da Previdência

Em São Paulo O Senado da França aprovou nesta sexta-fera (22) o conjunto da reforma da Previdência proposta pelo governo do presidente Nicolas Sarkozy, contrariando as manifestações realizadas no país nos últimos dias.

Após 140 horas de debate, o projeto recebeu apoio de 177 senadores da força governista União para um Movimento Popular (UMP) e de setores do centro, e foi rejeitado por 153 votos de senadores da oposição de esquerda.

A reforma aumenta a idade mínima de aposentadoria de 60 para 62 anos de idade; a idade que garante benefícios previdenciários plenos passaria de 65 para 67 anos.

Esse projeto tem motivado manifestações em toda a França nas últimas semanas, algumas delas com incidentes violentos. As greves e protestos chegaram a paralisar parcialmente a distribuição de combustíveis no país, afetaram os correios, o transporte público e o sistema escolar.

Para os críticos, a reforma é um golpe contra a tradição de benefícios sociais da França, penaliza de modo exagerado o trabalhador, além de supostamente reduzir a oferta de emprego para os jovens, ao manter os trabalhadores mais velhos por mais tempo em atividade.

O governo alega que as mudanças são necessárias para equilibras as contas da previdência no país, um sistema que atualmente é deficitário, e que é pressionado pelo aumento na expectativa de vida dos franceses.

"Chegará o dia em que os adversários desta reforma estarão agradecidos ao presidente da República, ao governo e à maioria governista", declarou o ministro do Trabalho, Eric Woerth, minutos antes da votação.

Para acelerar o trâmite parlamentar do projeto, o governo recorreu a uma manobra de voto único. A aprovação final das duas câmaras do parlamento francês deve acontecer na próxima semana, e em seguida a lei passa é encaminhada para assinatura de Sarkozy.

Tamanho da letralabelstrueSenado da França aprova reforma da Previdência22/10/2010UOL Notícias - InternacionalfalseUOL Notícias4@UOLNoticias #UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...