sábado, 19 de fevereiro de 2011

Presidente do Senado amplia comissão da reforma política

Do Congresso em Foco:

Renata Camargo
 
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), ampliou nesta semana o número de senadores que vão integrar a comissão responsável por elaborar o anteprojeto de reforma política no Congresso. Para atender reivindicações da bancada feminina, Sarney nomeou as senadoras Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Ana Rita (PT-ES) e Lúcia Vânia (PSDB-GO) como membras da comissão.
 
Com as novas integrantes, ao todo, o grupo passa a ser composto de 15 senadores. A comissão, que será responsável por debater e apresentar uma proposta de reforma política, será instalada na próxima terça (22), às 12h, no plenário do Senado. Os membros terão um prazo de 45 dias para apresentar ao Congresso um projeto de reforma política.

Na avaliação da senadora, Vanessa Grazziotin houve “sensibilidade política” por parte do presidente Sarney ao possibilitar a participação de mulheres na comissão, anteriormente formada somente por senadores. Segundo a parlamentar, essa mudança foi importante, pois vai permitir ampliar a atuação de mulheres nos espaços de poder.
 
“Não podemos reduzir mais uma vez, como fizemos em legislaturas anteriores, a reforma política a uma mera e simples reforma eleitoral no encaminhamento das campanhas políticas”, diz. Entre outras coisas, as representantes da bancada feminina pretendem defender na comissão a adoção da lista paritária, para que haja maior participação de mulheres na disputa de cargos políticos.
 
Outro ponto que a bancada irá defender é o financiamento público de campanha. “As campanhas devem ser cada vez mais simples, programáticas, baratas e financiadas pelo poder público, porque têm caráter público. Trata-se de uma condição que propiciará eleições mais transparentes, que coibirão a supremacia do poder financeiro”, concluiu Vanessa.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...