quarta-feira, 29 de junho de 2011

Exclusão popular da cúpula situacionista

Em um espaço cercado por uma estrutura de aço [ou ferro] e muito bem coberta, a elite DEM riachocrusense se isola em pleno São Pedro.


Quadradinho em frente a prefeitura


Enquanto a cidade se encantava e se divertia, os líderes do poder riachocruzense faziam o mesmo. A distinção é que a população se divertia entre si, com toda sua harmonia e coletividade e a cúpula do DEM estava isolada da cidade em um "quadradinho mágico".

Quem visitou o XXIII São Pedro de Riacho da Cruz e se deparou com aquele "quadradinho" de pessoas privilegiadas, se sentiu curioso, no mínimo.

Curiosidades a parte, a estrutura usada no "quadradinho da prefeitura", separando aquele grupo dos cidadãos, é semelhante a estrutura dos festejos, arcada com recursos públicos, mas deixemos as curiosidades de lado - isso por aqui é perigoso.

Há quem diga que essa típica mania das lideranças dos DEM em Riacho da Cruz faz parte de sua postura retro-ditatorial; outros preferem crer que essa é a forma mais pública de a cidade toda e a região observar como eles são superiores aos cidadãos riachocruzenses. Ainda, há quem pense que aquele "quadradinho mágico" serve para impor o conceito de que eles podem mais. Alguns historiadores podem, inclusive, indagar se isso conceitua alguma segregação... Ou, para quem optar, um modo narcisista de se apresentarem.

O que fica como indagação é: por que separar-se dos cidadãos? Alguma necessidade especial?


Qual o seu lugar em Riacho da Cruz?

Nota - Como diz a modinha de fank: "Ado, a-ado, cada um no seu quadrado"

4 comentários:

  1. POR FAVOR PÚBLICAR
    É observando o comportamento das pessoas que podemos identificar qual é o devido valor que se dão as coisas e as pessoas, por trás de uma festa tão bonita como o SÃO PEDRO DE RIACHO DA CRUZ, que por sinal foi muito bem organizado pela administração local, podemos analisar diversos aspectos tantos políticos quantos sociais tais como: antes da abertura do evento o locutor procedia com a chamada de pessoas que eram denominadas como lideranças para prestigiar o evento em cima do palco, pessoas essas que em sua maioria são diretores de escola, presidentes de sindicatos, funcionários públicos, que jamais foram lideranças políticas municipais, é louvável convidar os políticos com mandato eletivo e também os ex-prefeitos, pois estes de alguma maneira contribuíram pra o desenvolvimento dessa cidade, mais a juventude e aqueles que almejam algum espaço é execrada sem dó nem piedade, como se não existisse nem tivesse qualquer influencia na política municipal. Passamos para a barraca em frente à prefeitura, São Pedro é tempo de festa, rever amigos, se confraternizar com a população e com os eleitores, mais cercado por quatro barras de ferro fica difícil a população vir ao encontro da classe política que no mínimo se sente constrangida em adentrar num lugar onde não foi convidado, sem falar dos olhares maldosos de alguns que ali estão, enquanto isso o pretenso candidato da oposição circulava livremente entre o povo distribuindo abraços, apertos de mão e muita simpatia.
    Enquanto a oposição se fortalece na busca de novos quadros para seu grupo, no intuito de ter os melhores nomes para a disputa da câmara municipal e da prefeitura a situação vem se isolando num grupo restrito onde parece ser um circulo impenetrável, não caber mais ninguém, menosprezando muita gente boa que ainda faz parte dos seu quadros, gente esta que poderia mudar essa realidade, onde a situação não tem espaços para novas idéias e formas de fazer política.

    ResponderExcluir
  2. Lamentavel, essa arrogancia eles nunca gostaram de pobre isso não é mais novidade já sabemos disse como sempre.Povo de Riacho da Cruz, acorda será q são tão ingenos de não percebe isso. È uma pena uma festa tão bonita ser manchada por eeses ricões q não gostam do povo pobre, e sim so da elite igual a eles.2012 esta chegando.Muito bom seu blog bastante dinamico e serio, compromisso com a verdade e sem parcialidade.

    ResponderExcluir
  3. Não era se esperar outra atitude desse povo de cujo sobre-nome que todo mundo já sabe, e sabe bem! A atitude não poderia ser diferente, eles não estão interessado no que o povo dessa cidade pensa ou acham, o povo é otário mesmo 2012 ta na porta, e vão votar neles outra vez, eu tenho uma ESPERANÇA muito grande por sinal, que o riachocruzense acordem desse pesadelo, a cidade ta do mesmo jeito, a administração esta realmente de parabéns a cidade tava linda, mais população não necessita apenas de uma cidade bem ornamenta, e sim de projetos que engaje o jovem que tem interesse em estudar e crescer na vida coisa que a prefeitura nunca que apresentou. Então SR. Prefeito, onde esta o seu "quadradinho magico" do PLANEJAMENTO? Deve esta recuperando o figado não é mesmo? Foi muito Whisky "RED LABEL" ou " wihisky 12 anos". Enquanto seu adversário distribuía simpatia, aliás o que vc prefeito não sabe fazer, parece que vive com o bode amarrado, fale com a 1ª dama ela sim pode dá umas aulinhas de simpatia.

    Sim..... em 2013 vou lhe da uma sugestão faça um CAMAROTE em frente ao Bar de Valdir Rêgo, pq em frente a prefeitura vaI esta Dr. Marcondes com o a população de Riacho da Cruz-RN Inté!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...