segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Hospital federal em Mossoró será construído pela UFERSA

Após entrevista exclusiva, via twitter, com o reitor da Universidade Federal Rural do Semi Árido - UFERSA, Josivan Barboza (@JosivanBarboza), o assunto do novo hospital em Mossoró ganhou força nas redes sociais. Josivan, assinalou seu interesse em trazer logo o curso de medicina para Mossoró, beneficiando toda a região oeste do estado e as regiões do semi-árido.

O reitor, sucintamente, apresentou dois pontos importantes para o projeto, a saber:

  1. A vinda do Curso de medicina, com as vagas já inclusas para o ENEM do próximo ano;
  2. A construção de um grande hospital no bairro São Manoel, região leste de Mossoró.
Também via twitter o reitor apresentou algumas especificidades do projeto que tratá um hospital com financiamento federal para Mossoró.

Matéria publicada no Portal No Minuto, (Via Retrato do Oeste), de Cezar Alves (@cezaralves), jornalista:

O primeiro passo está sendo dado hoje. O reitor arregaçou as mangas da camisa. Está levando uma equipe de planejamento e elaboração de projetos da UFERSA ao Estado do Pernambuco, onde vão conhecer um hospital construído e mantido com recursos federais.
Depois vão conhecer o hospital de Sobral, no Ceará, também construído e mantido com recursos federais, para o mesmo motivo: elaborar o projeto do grande hospital de Mossoró. Se desejasse, teria ainda o hospital regional de Juazeiro do Norte. Magnífico.
E a UFERSA tem pressa pelo Curso de Medicina e a população do Oeste do RN também, principalmente, por um hospital bem estruturado e com profissionais bem pagos. E sendo federal e de porte considerável, o Oeste do RN precisa muito mais.
O reitor disse que a criação do Curso de Medicina já é para o primeiro semestre de 2012 e o início das atividades para o início de 2013. As primeiras 60 vagas já serão definidas no próximo ENEM e classificadas no SISU 2013.1. 
A notícia causou expectativa no Oeste. “Próximo curso que vou tentar é o de Medicina na UFERSA!!!”, escreveu o estudante Karol Józef Wojtyła Fernandes, de Caraúbas. Karol, que é homem, confia na palavra do reitor Josivan Barbosa, porque ele está assistindo o crescimento espetacular da UFERSA, em Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.
A promessa do reitor Josivan Barbosa tem força. Não é como as promessas dos políticos, por exemplo, a promessa da governadora Rosalba Ciarlini de fazer um Hospital Infantil/maternidade agregado a UERN em Mossoró. Poucos acreditam.
Resta um detalhe importante neste processo de conquista do curso de Medicina para UFERSA: será que a politicalha mossoroense vai deixar? Será que não vão obstruir porque o reitor é pré-candidato a prefeito? Será que eles não vão ficar com medo do reitor se eleger prefeito? Será que o governo ‘democrata’ não vai tentar fazer com Josivan Barbosa e o que fizeram com o vereador Genivan Vale com relação à solução apresentada pelo vereador sobre o Nogueirão?


Aguardemos esse desenrolar... Mas devemos salientar a singular importância do fator político nesse processo de conquista para nossa região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...