sexta-feira, 7 de maio de 2010

Dilma faz convite oficial para Temer ser vice na eleição



A pré-candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, decidiu formalizar a indicação do presidente do PMDB e da Câmara, Michel Temer (SP), para vice de sua chapa. A campanha de Dilma, após intervenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, viu-se obrigada a acelerar a aliança para fazer um contraponto ao pré-candidato do PSDB, José Serra.

O encontro entre Dilma e Temer ocorreu na casa da ex-ministra, no Lago Sul, e terminou pouco depois das 23h. “Ela me disse que, se o PMDB formalizar o apoio, gostaria muito que eu fosse o vice”, afirmou Temer. “Tenho muito apreço pelo Temer e o considero um nome muito importante dentro do PMDB para a pré-candidatura a vice”, complementou Dilma. A partir de agora, os dois disseram que vão unir esforços para resolver impasses nos estados.

O encontro foi marcado após intervenção do presidente da República nos rumos da campanha(1). De Lula partiu o pedido pela realização do jantar para solidificar a aliança, num momento em que os coordenadores petistas encontram obstáculos no desempenho político da candidata e veem aumentar a ansiedade para ultrapassar o pré-candidato do PSDB, José Serra, nas pesquisas de intenção de votos.

O PMDB discute internamente qual a melhor data para realizar a Convenção Nacional que formalizará o apoio. A primeira opção é por 12 de junho, um dia antes da data marcada pelo PT. Havia uma discussão para jogar a convenção para o dia 22 ou realizar um congresso do partido na próxima semana, mas os peemedebistas pró-aliança com Dilma preferem realizar um único encontro na data mais próxima da convenção petista.

A estratégia de antecipar o convite a Temer foi um contraponto à campanha tucana, que ainda não tem definido como vai chegar ao nome do vice. Dentro do PSDB, não há consenso sobre o perfil do vice, nem de qual partido deve ser. Há possibilidade de o indicado partir do DEM ou do PPS. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso gostaria que o vice fosse mineiro. Um dos nomes sempre lembrado é o do ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves, mas há políticos que preferem um nordestino.

Investida no PP
A investida em cima de Temer ocorreu depois de Dilma receber para um almoço a cúpula do PP, que também flerta com apoio ao PSDB de Serra e tem o presidente do partido, senador Francisco Dornelles (RJ), apontado como potencial vice da chapa tucana. O senador pelo Rio, no entanto, não quis comprometer o apoio de sua legenda aos petistas. Segundo ele, os diretórios regionais continuam liberados para formalizar alianças com o partido que for melhor para a estratégia de aumentar o número de deputados e senadores. Dos 27 diretórios estaduais do PP, 20 são favoráveis à aliança com Dilma e sete preferem o acordo com José Serra.

1 - DEM contra Lula no TSE
O DEM entrou ontem com mais duas representações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o presidente Lula e a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. Em ambas, o partido pede punição aos petistas por propaganda eleitoral antecipada em eventos da Força Sindical e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP). São 17 as ações contra Lula, Dilma e o PT no TSE. Duas já resultaram em multa.

Encontro triplo
Pela primeira vez, os três principais pré-candidatos à Presidência da República — a ex-ministra Dilma Rousseff (PT), o ex-governador José Serra (PSDB) e a senadora licenciada Marina Silva (PV) — estarão frente a frente. Eles vão se reunir, amanhã, com uma plateia de 600 prefeitos dos municípios mineiros, público qualificado na corrida dos pré-candidatos para angariar apoio e palanques. O encontro será no 27º Congresso Mineiro dos Municípios, em um painel sobre a autonomia municipal. Os pré-candidatos responderão a perguntas sobre concentração ou descentralização de verbas nos repasses pelo governo federal às prefeituras.

Do Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...