terça-feira, 28 de setembro de 2010

Resposta do prefeito de Antônio Martins a seu partido, PT

O prefeito de Antônio Martins, Edmilson Fernandes de Amorim, disse estranhar a atitude da executiva estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), que resolveu suspender a sua filiação partidária em conseqüência do apoio externado à candidatura da democrata Rosalba Ciarlini ao Governo do Estado. O fato é que, segundo o prefeito, existem presidentes de diretórios municipais que votam em Rosalba, além de vereadores, que não estão recebendo a mesma punição. “Fico triste, visto o desfecho. Quando fui para apoiar (Rosalba), não tomei a decisão sizinho e conversei com seis vereadores do PT. O partido só veio fazer a desfiliação contra a minha pessoa. Acho estranho e deve ter alguém tentando me tirar do partido e deixar os vereadores”, comentou Edmilson.

Fernandes disse que ainda não foi notificado sobre a decisão do partido e que apresentará sua defesa quando receber o documento do PT, informando sobre a desfiliação. Para ele, o Partido dos Trabalhadores usou “dois pesos e duas medidas”. “Os vereadores aderiram primeiro e não tomaram punição”, afirma.

O prefeito não considera que foi infiel ao partido e diz que em vários municípios potiguares existem petistas que votam em candidatos do DEM e do PSDB, além de vereadores democratas e tucanos que declararam apoio a candidatos petistas. “Se é para punir, que punam também quem está sendo votado”, disse, comentando que o PT de Santa Cruz externou apoio à candidatura do pedetista Carlos Eduardo Alves ao Governo do Estado e sequer foi criticado pela executiva estadual do PT.

Edmilson Fernandes afirmou também que, como o PT não tem candidato majoritário no RN, vota em Rosalba ao Governo, nos senadores Garibaldi Filho (PMDB) e José Agripino (DEM), que está apoiando os deputados federais Betinho Rosado (DEM) e Henrique Eduardo Alves (PMDB) e que vota no ex-prefeito José Júlio (PT), candidato a deputado estadual. “O candidato majoritário do PT é Dilma (Rousseff) e todos nós votamos nela para presidente”, disse.

DECISÃO

Sobre o rompimento com o governador-candidato Iberê Ferreira de Souza (PSB), Edmilson Fernandes disse que vários fatores provocaram sua decisão e listou compromissos assumidos e que não foram cumpridos, como o cheque-reforma, construção de barragens submersas, perfuração de poços tubulares, falta de convênios e redução em 50% na produção ao hospital local, com relação às autorizações de internamentos hospitalares (AIHs). “Antes recebíamos R$ 50 mil e caiu para R$ 23 mil”, comentou.

O prefeito disse ainda que prefeitos dos municípios de Serrinha dos Pintos e Almino Afonso ficaram desgostosos com o tratamento dispensado pelo governador Iberê Ferreira de Souza e aderiram à candidatura de Rosalba ao Governo do Estado.

Fonte: Jornal de Fato/Edilson Damasceno

Um comentário:

  1. Dói na alma e no coração de cada um de nós que somos (ou éramos ) defensores do Partido dos Trabalhadores (PT) nos debates acadêmicos deparar-mos com uma situação dessa natureza . Lamentamos a grande infelicidade nas exposições ou comentários feitos pelas lideranças petistas do estado do RN contra o prefeito de Antonio Martins depois da adesão para Rosalba e também contra os filiados.
    O Partido dos Trabalhadores (PT) que se diz portador da democracia, que lutou com unhas e dentes contra o regime militar em favor da redemocratização do país agora me parece deixar de lado a camisa democrática, ameaçando punir com um processo na Comissão de Ética, até seus filiados que votarem em candidatos alheios a sua indicação, independente de terem cargos eletivos ou não. Cada matéria que lemos dos lideres do PT nós deixa envergonhado, se o Prefeito de Antonio Martins resolveu apoiar Rosalba, ele com certeza tem seus motivos, e acredito que um dos mais fortes é o anseio popular pela candidata do Democratas, isso não é fato somente em nossa pequena cidade, mas em todo o estado do Rio Grande do Norte, pois as pesquisas divulgadas são fatos, além também da falta de compromisso e dos cortes feitos pelo governo do estado ao município de Antonio Martins, como todos sabem.
    Deixando de lado o ideologismo político-partidário nacional que em municípios pequenos não existe, o povo apóia e vota em quem consegue transparecer esperança, solidariedade, determinação e capacidade de transformar os lares, O Partido dos Trabalhadores (PT) tem que aceitar isso como coisa natural de um Estado Democrático de Direito,onde o povo é sagrado, soberano e escolhe legitimamente aqueles que vão ser seus representantes, entendo que o Prefeito Edmilson Fernandes foi feliz por ter percebido com sensibilidade o anseio popular..
    Estamos com mais de 20 anos de democracia e devemos ser conscientes da importância que tem a liberdade de pensamento, de expressão acima de tudo de opinião, embora nossa democracia ainda seja jovem, devemos compreender etimologicamente o seu verdadeiro significado. A verdade é que o Partido dos Trabalhadores (PT) tenta cometer um grande erro, pois esses posicionamentos ferem sobretudo os Direitos e Garantias Fundamentais que constam na nossa Constituição, querendo forçar seus filiados a votarem somente nos seus candidatos. Pensei que a idéia do voto de “cabresto” já havia sido extinta, não vivemos em uma ditadura ou em um regime oligárquico qualquer, como já afirmei, cada cidadão de todo esse imenso território nacional faz parte de um Estado Democrático de Direito..
    Cesar Amorim.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...