sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Discurso de Giordano Freitas (PV) na íntegra

DISCURSO FEITO NA 1º SESSÃO DE 2011.

Bom dia a todos.

Excelentíssimo senhor presidente dessa casa Claudio Uberlane de Sá, em nome do qual eu saúdo os nobres vereadores aqui presentes; excelentíssimo senhor prefeito municipal Marcos Aurélio de Paiva Rêgo em nome do qual saúdo o vice-prefeito Valdeni de Oliveira, senhores secretários municipais, senhores e senhoras; inicio minhas palavras agradecendo a Deus por estarmos aqui reunidos para darmos início a mais um ano de trabalho nesta casa.

Dirijo-me a todos para solidificar o meu compromisso, não somente como homem público, mas acima de tudo como um cidadão, que acredita que podemos transformar as dificuldades vividas todos os dias pelo nosso povo, em soluções que possam trazer dias melhores para os cidadãos da nossa querida Riacho da Cruz.

 

Novamente venho a essa tribuna para afirmar que o nosso mandato continuará, lutando pelo um desejo sólido de olharmos para a educação, a saúde e às questões sociais com uma visão que deve ir para além do que os nossos olhos possam ver, e como nos afirma o sábio Paulo Freire. Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda

Usando então dos ensinamentos de Paulo Freire. Permite-me afirmar que a educação é responsável pela transformação e desenvolvimento de nossa sociedade. È por isso que ela é uma das bandeiras que devemos levantar, e cada vez mais buscarmos recursos para que ela seja de qualidade.

Por isso senhores, senhoras, nobres colegas, senhor prefeito, é que este vereador que vos fala ao longo de todo ano de 2010, esteve aqui reunido com os demais colegas, discutindo ações e projetos que sempre tiveram como foco central o desenvolvimento da nossa cidade; principalmente nas áreas de educação, saúde e saneamento básico, por considerar que essas áreas são os pilares que devem ser construídos rumo ao desenvolvimento de um povo. Em nenhum momento medimos esforços no sentido de fortalecer o poder executivo na busca de recursos que trouxeram e trarão dias melhores para nosso povo.

É bem verdade que o ano de 2010 foi um dos mais difíceis já vívidos pelos pequenos municípios desse país, pois ao longo de todo ano constatamos quedas bruscas do Fundo de participação do município (FPM), o que inviabilizou a realização de diversas metas previstas para o ano de 2010.

Nos dias atuais estamos vivendo a era da tecnologia digital onde as pessoas estão conectadas as redes sem fio, e isso favorece o acesso mais rápido a informação, um exemplo disso são os veículos de comunicação deste município, os chamados BLOGS, que hoje são lidos diariamente pelos nossos munícipes, e que ao longo de 2010 postaram diversas matérias em relação a esta casa, e os seus membros.

Porém ao longo de todo ano não fomos procurados por estes veículos de comunicação para darmos explicações das ações que esta casa e seus membros realizaram. Gostaria também de esclarecer aos mesmos veículos de comunicação que o nosso mandato jamais se configura como sendo de alinhavos e arrumados políticos com o poder executivo visando o bem próprio do vereador, como foi noticiado, nosso mandato se configura sim, como de defesa dos interesses da população, estamos cientes que precisamos trabalhar mais na busca de melhores dias para nossos minícipes; pois esse foi o juramento que fizemos e pretendemos cumpri-lo.

 

Uma prova de nosso trabalho juntamente com o executivo é que ainda este ano teremos a colação de grau de 42 universitários da UVA, faculdade esta custeada 50% da mensalidade pelo poder público municipal, algo que muito nos orgulha.

Quero aqui mais uma vez ressaltar a relação harmoniosa desta casa com o poder executivo, pois aprendemos que crescimento coletivo se faz com dialogo, e os membros dessa casa souberam muito bem conduzir os trabalhos; cobrando do executivo quando necessário, o senhor prefeito Marcos Aurélio é testemunha, pois por diversas vezes que estive em seu gabinete foi para discutir e cobrar ações que pudessem melhorar o dia-a-dia de nosso povo; em especial a qualidade da educação o que passa diretamente pela valorização do professor.

Porém aqui em público gostaria de parabenizar a dedicação do Prefeito Municipal no sentido de não medir esforços na busca de recursos, para que a nossa cidade se desenvolva e tenha dias de crescimento e prosperidade.

Um exemplo desses esforços foi que mesmo sofrendo com as quedas do FPM, recentemente essa casa aprovou o projeto de lei do executivo, concedendo um aumento de 10% aos vencimentos dos educadores no mês de janeiro, o que assegurou a implementação do piso salarial, ficando faltando apenas à incorporação das gratificações aos seus vencimentos; porém é promessa feita pelo poder executivo junto aos educadores durante a realização da semana pedagógica que ainda este ano assegurará mais esse direito a categoria.

È com satisfação que hoje recebemos das mãos do poder executivo a sua mensagem anual, na qual são elencadas as conquistas do ano de 2010 nas mais diversas áreas do município, como também as ações já programadas para o ano de 2011. E mais uma vez senhor prefeito, saiba que os membros desta casa não medirão esforços para que estas ações se tornem realidade.

Portanto senhor presidente, caro prefeito, senhores secretários, representantes religiosos, população, nobres pares. Tenho certeza que muito vamos dialogar e discutir neste ano de trabalho, porém jamais buscaremos intensificar outros valores que não sejam aqueles que aprendemos, pois a nossa existência esta pautada nos valores da família, na ética, na solidariedade, na partilha, valores esses que nos condiciona que o nosso limite é o outro.

Quero aqui nos colocar, não apenas como limite, mas sim como extensão de todos e todas, para juntos avançarmos a essa terra de oportunidade e de gente de valor.

Oportunidade essa construída rumo as Universidades, a expansão das moradias, a conclusão do saneamento básico, a consolidação do esporte e lazer, a conquista de mais um Selo Unicef, a colher os frutos de mais um Prêmio de Referência da Merenda Escolar, pois foi o esforço de cada um que faz a administração desse município que conseguimos que uma pequena cidade de 3.025 habitantes ganhasse visibilidade nacional por suas ações e seus projetos.

Por fim encerro minhas palavras afirmando o compromisso assumido por todos os membros dessa casa no ato de posse, estamos aqui trabalhando para zelar o bem público, cobrar e buscar soluções para o bem estar de todos os cidadãos riachochocruzense.

“Muito obrigado”.

Francisco Giordano de P. Freitas
(Vereador do PV)



2 comentários:

  1. Colaborador se for o caso publicar

    EMBATE: BLOGS x POLITICOS DE RIACHO DA CRUZ

    É notório que nos últimos dias estamos vivenciando um acirramento de ânimos entre os blogs que escrevem sobre assuntos ligados a política no município de Riacho da Cruz e políticos dessa cidade, passaremos a analisar os fatos com imparcialidade: O dever de um veiculo de comunicação é única e exclusivamente informar os fatos com imparcialidade mesmo que seja de uma maneira critica, na qual o leitor possa refletir e extrair suas próprias conclusões dos acontecimentos, formando um juízo de valor, para que isso aconteça é necessário que o “blogueiro” no caso, possa esta munido de informações, fidedignas, das quais possam ser comprovadas, é dever do mesmo pautar suas matérias somente baseados em casos concretos, e criticas fundamentadas, não se deixando entrar no mundo fantasioso das especulações, ou criticas descabidas e infundadas , por outro lado os políticos devem ser transparentes, fornecendo qualquer informação requerida não só aos formadores de opiniões, como também a qualquer pessoa que assim requerer, dando subsídios para que a noticia reproduza ou chegue mais próxima da realidade.

    Criticas são necessárias a todos, não só a quem está no poder, mais a todos, ninguém é dono da razão ou da verdade, das criticas para uma pessoa preocupada em fazer o melhor, podemos fazer uma auto-análise e deste modo identificaremos onde estamos errando e como podemos corrigir esses erros, acertada a frase de Santo Agostinho onde diz: Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me adulam, porque me corrompem.
    No entanto, quem tem compromisso com a verdade e a fiel veiculação dos fatos, não pode se deixar levar por sentimentos políticos oposicionistas ou situacionistas ou emocionais. É verdade que deve-se criticar quando necessário, mais também não podemos esquecer de elogiar a quem for merecedor, ou seja deve-se encontrar um meio termo, nem se pode ser um critico ferrenho só apontando erros e esquecendo os acertos ou um bajulador habitual onde nada pode ser melhorado e tudo está em completa perfeição, só através desse equilíbrio, a verdade prevalecerá, sem distorção dos fatos, perseguições, ou qualquer tipo de embate sem propósito.
    Portanto, é preciso que seja usado o bom senso e a civilidade na relação entre as partes, de um lado os blogueiros que devem cada vez mais procurar o comprometimento com os fatos como eles são apresentando a noticia de forma imparcial porém critica e os políticos que deverão ser mais abertos a criticas, e sempre que requisitados fornecerem dados sobre assuntos relevantes para a população, estando sempre dispostos a esclarecer qualquer duvida desde que sejam procurados, resguardado o direito de resposta para ambas as partes quando se sentirem prejudicados.

    ResponderExcluir
  2. Ao senhor Giordano Freitas é de causar admiração a sua grande mudança, embora não repentina e ainda não questionada, venho eu na esperança de obter respostas, para dúvidas que não são apenas minhas, como também de pessoas que tem uma visão sensata do que tem sido a política na pequena Riacho da Cruz, seu elaborado discurso ressaltou inúmeras vezes a palavra VALORES , referida a coisas diferentes em frases diferentes , porém sabemos que independente da colocação da palavras , VALORES sempre serão VALORES . E aí vem a pergunta que não quer calar, onde está o seu valor? Ou melhor os seus tão citados VALORES? De forma mais precisa , quanto foi o valor para a sua mudança tão brusca ?
    Talvez os leigos e alienados não lembrem ou não queiram lembrar que há um tempo atrás o senhor era vereador do partido adversário, onde obviamente pregava e lutava pelos ideais de seu grupo político , ideais esses que deveriam ser seguidos até o fim , afinal cadê a sua força de vontade ? Será que foi mais fácil seguir aquela velha frase que diz “ Se não pode vencer seus inimigos , una-se a ele ” ?


    A VOZ QUE NÃO QUER CALAR !
    Uma cidadã riachocruzense

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...