domingo, 20 de fevereiro de 2011

Bosque de Riacho da Cruz envergonha moradores

A cidade de Riacho da Cruz, tão elogiada por quem a visita, tem alguns problemas que envergonham seus moradores.

Entrada do Bosque



Conclusão da 1ª etapa em setembro de 2007
Conversei dias atrás com populares que costumam visitar o "bosque" de Riacho da Cruz, acerca da situação lamentável a qual este se encontra. Suas obras estão paradas há algum tempo e, quando são retomadas, pouco avanço é percebível. A primeira etapa foi concluída em setembro de 2007, como pode ser constatada na placa exposta na entrada do bosque (dado na extremidade inferior direita da imagem ao lado). Para muitos, toda essa demora na conclusão dessa obra é, no mínimo, estranho, haja vista o longo tempo em que em se proponga a própria construção. O fato é que, diante de tanto tempo, os riachocruzenses podem dizer livremente que, por aqui, as obras são quase intermináveis. Rapidamente, trarei outro exemplo: o estádio de futebool. Assim, obras paradas em Riacho da Cruz não é um fato isolado, e sim hábito rotineiro da gestão em vigor.

 Ademais, a atual situação dessa obra traz outros tantos problemas a quem o freqüeta. Em alguns pontos, há água parada e boeiros... triste realidade para quem desejar levar seu filho para passear lá. É possível, ainda, perceber o descaso à distância. O matagal presente por lá, é algo que lhe é peculiar. Em verdade, quase nada daquela construção alude a um bosque.

Complicado também é a própria caminhada, tradicional em qualquer bosque no mundo. Em Riacho da Cruz, essa simples ação é, no mínimo, delicada.

Vejam agora, algumas fotos da obra parada e, quando vier a Riacho da Cruz visite nosso bosque!:

Passarela e boeiro.
Situação da calçada externa.
 
Fim da grade que delimita o bosque.


Cuidado: caminhar nesse trecho é perigoso!

Aqui, o espaço serve de pasto para animais.

O que deveria ser arborizado e belo...

...Está coberto por matos.

Guarita de entrada
Única parte interessante.
.
Guarita de entrada (dentro).

5 comentários:

  1. É companheiro, realmente não dar pra negar o que as imagens mostram.

    ResponderExcluir
  2. Caro Rillen.

    Antes de prosseguir com meu depoimento gostaria de agradeçer pela públicação do depoimento de minha autoria, na matéria sobre o esporte de Riacho da Cruz..
    Obra pública: Toda aquela que a administração pública executa com operários próprios ou faz executar por meio de contrato de terceiros. O processo de obras públicas está intrínseco às prerrogativas encontradas na lei 8.666 de 21 de junho de 1993, na qual institui normas para licitações e contratos da administração pública, é nessa lei onde tem cláusulas por exemplo de motivos que levam a inexecução e da resição dos contratos( art. 78 e seus incisos), são aí encontrados alguns motivos que podem fazer com que uma obra pública seja interrompida.
    No entanto vamos ao caso específico da cidade de Riacho da Cruz, já redigi um comentário no blog: O Mural de Riacho da Cruz, que solicitava, ao companheiro André um trabalho de pesquisa para dar explicações cabíveis, que devem ser dadas pelos órgãos públicos municipais, da obra da casa de cultura, mas até o momento, nada foi postado espero não ter sido irrelevante.
    Agora, deparo-me com outra situação similar, que gera vergonha aos moradores daquela maravilhosa cidade, mais uma obra parada, e o princípio constitucional da publicidade( Art. 37 da CF) não é atendido, nínguem sabe os motivos que levaram a essas obras a serem paralisadas, o meio que antigamente tinha o papel de dissiminar notícias das ações públicas do município, também está parcialmente parado, me refiro ao site da prefeitura.
    O papel que esta sendo exercido pelos companheiros Rillen e Andre por meio dos seus blogs, está sendo de extrema importância, pois alerta a população intelectualmente ativa, aquela que enxerga a internet além do Orkut, facebbok e MSN, a pensarem no seu papel enquanto cidadão, e os incentivam a fazer valer e acontecer os seus direitos e deveres, os tornando-os cidadãos praticantes do exércio da cidadania e consequentemente da democracia, palavras ainda vagas na educação dos jovens principalmente do interior.
    Porém caro Rillen, não entrando em contradição com as palavras mencionadas acima, mas com tudo isso a cidade ainda está de parabéns em partes, pois é uma das poucas, que realizam obras públicas, ao contrário da cidade vizinha ITAÚ, principalmente de infraestrutura como esse bosque, o estádio, dentre as inúmeras praças, no entanto tem esse problema da lentidão na finalização.
    Portato Rillen, mais uma vez o parabenizo por esse trabalho de fundamental importância, para o aperfeiçoamento do processo de democratização, e ao mesmo tempo solicito, se possível uma matéria tratando da situação em que se encontra a casa de cultura de Riacho da Cruz, pois desde que eu conheci essa cidade a construção está inacabada, e a população sem informações dos motivos pelos quais ocorre essa paralisação, que provalvelmente estará ligado a problemas relacionados a licitações ou contratos público- privados, mas que isso não os tornam sigilosos a lei 8.666, destaca esse ponto em seu artigo 22, transcrito a seguir:. "É assegurada a qualquer pessoa a obtenção de certidão sobre atos, contratos, decisões ou pareceres relativos à licitação ou às próprias concessões.

    Atenciosamente,
    Katson Fernandes

    ResponderExcluir
  3. Queridos Riachocruzense, estar na hora de reunirmos forças e cobrar com seriedade, de nossos representantes um mínimo de respeito por nossa cidade, tantas construções inacabadas tanto dinheiro nosso desperdiçado, tanta gente precisando de um pedaço de pão e os nossos representantes nos menospresando; somos inteligente, somos capazes não vamos nos ,vamos as ruas vamos ou onde for preciso, mas estar chegando a hora que não dar mais; tanto despreso por nosso querido povo humilde, honestos, hospitalheiros, trabalhadores e dignos de sermos bem cuidados. Força e Honra queridos Irmãos te amamos de coração!!!

    ResponderExcluir
  4. Nota ao Blog,
    Gostariamos que este espaço, que conta com os profundos conhecimentos sobre obras públicas por parte de quem o escreve, procurasse informar-se sobre os reais motivos da paralização das obras do Bosque Municipal - Etapa II. Mais, já que a intenção por parte do nobre blogueiro é simplesmente denegrir a imagem da nossa querida Riacho da Cruz, segue algumas informações:
    1- Como bem a Foto da Placa demonstra a I Etapa foi concluida, sendo atestada a conclusão por parte da CEF (agente financeiro responsável pela contrato de repasse dos recursos) no mês de setembro de 2007;
    2- No ano de 2008, conseguimos uma nova emenda no OGU para relização da II Etapa do Projeto, e que somente no ano de 2010 teve autorização para inicio da obra por parte da CEF, tendo a empresa contratada recebido a Ordem de Serviço para o início das obras no mês 02/2010;
    3- No Mês de Abril de 2010, a empresa entrou com o pedido de pagamento da Primeira Medição dos serviços realizados ( o cronograma da obra prevê quatro medições), mas infelizmente até a presente data o Governo Federal ainda não repassou para a CEF nenhum centavo para pagamento deste convênio;
    4- Apesar de reiterados pedidos por parte da Prefeitura Municipal, estes recursos e de outras obras, não foram repassados pelos Ministérios responsáveis até a presente data;
    5- Que os serviços já executados pela empresa na II etapa do Bosque é superior ao pedido de medição (já atestada pela fiscalização da CEF), e que tão logo esses recursos sejam liberados a empresa retomará os serviços da referida obra.
    - Informamos ainda ao nobre Blogueiro, que mesmos com estes contratempos o prefeito Municipal, já estar tentando nova emenda no OGU para realizção da III e última etapa do Bosque Municipal.
    - Sugerimos ainda, que o nobre Blogueiro use este espaço para divulgar o levantamento feito pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios), onde aponta que o Governo Federal deixou uma dívida para com os municípios brasileiros de algo em torno de 27 Bilhões de Reais em restos a pagar, quem sabe desta forma você saberia o porque de tantas obras paralisadas não só em Riacho da Cruz, mas em todos os municípios do País onde tem prefeitos que estão sempre correndo atrás de melhoras para estas cidades.
    Atenciosamente,
    Assessoria da Prefeitura Municipal de Riacho da Cruz

    ResponderExcluir
  5. Agradecemos ao serviço de esclarecimento (blog) pelo excelente serviço prestado a nós verdadeiros cidadãos Riachocruzense, que relutamos em busca da liberdade e de uma sociedade mais igualitária em que todos os cidadãs tenham o direito de se expressar sem ser censurado. Parabéns ao Nobre Blogueiro tens o nosso apresco filho de nossa querida Riacho da Cruz.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...