quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Manifesto de repúdio a inércia do esporte em Riacho da Cruz

PCdoB, 02 de fevereiro de 2011

Refletindo a conjuntura política de Riacho da Cruz, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em sua comissão provisória nesta referida cidade, repudia a notória e descabível inércia do poder público municipal em Relação ao esporte desta cidade de povo alegre, humilde e hospitaleiro.

Não é segredo, nem fato oculto o que vem acontecendo com o saudoso esporte de Riacho da Cruz que decai a cada dia. Há tempos, homens e mulheres de bem desta cidade tentam entender o que, de fato, motiva o descaso público para com o esporte desta cidade. Ginásio, quadras esportivas e um estádio [em construção há anos] não principia atuação de desenvolvimento esportivo em qualquer sociedade, seque faz alusão ao mínimo de atenção que este segmento social de fundamental importância para qualquer cidadão deve ter.

O PCdoB de Riacho da Cruz publica seu repúdio e indignação a este descaso. Não podemos, em verdade, nos calar e assistirmos silenciosamente a isto enquanto os gestores de minha cidade aplaudem nosso silêncio. É chegada a hora da juventude riachocruzense, bem como todos os amantes do esporte deste município, atletas de futsal, voleybol, mini-campo, futebol, handebol e as demais categorias esportivas, unirem-se em prol daquilo que um dia foi singularmente essencial na vida de todos nós de Riacho da Cruz.

Faço este pedido de reflexão em homenagem aos momentos guardados em minha memória dos tempos em que, alegremente, corria descalço atrás de uma bola, tentando encontrar a felicidade no esporte, sob a valiosa orientação de meu grande amigo Cleilton Filgueira. Inocente criança que amava a prática esportiva e sonhava, como toda criança, em tornar-se, quem sabe, um atleta profissional. Estas lembranças, graças à Deus, não estão apenas em minha sutil, mas veemente memória. Ela se alastra jovem a jovem que, outrora, em suas infâncias dedicaram momentos inesquecíveis ao lado de seus amigos, partilhando um pouco da felicidade de jogar bola, ou qualquer outro esporte. Ainda, não é exclusivo às crianças o direito e o sonho de praticar esportes. O sonho do esporte é universal e independe de idades.

Acompanho, hoje, a visível decadência do esporte de Riacho da Cruz e a falta que a este Cleiltão faz. Reconheço, todavia, a existência física de locais nos quais possam praticar esportes. No entanto, estruturas físicas não são o suficiente para que homens, mulheres, jovens e crianças dediquem-se ao lazer e ao prazer de correrem em busca de uma bola, às vezes, caindo, outras tantas vezes erguendo-se. E mais, o fascínio de comemorar um gol, ato tão mágico do esporte, por aqui transformou-se em alguns poucos gritos isolados de meus amigos e conterrâneos que, corajosa e persistentemente, não desistem de divertir-se praticando esporte.

Aqui, louvo a Riacho da Cruz, por ter jovens tão sonhadores e que não permitiram, nem permitirão a morte do esporte desta cidade. Meus amigos, amantes do voleybol, do futsal, do futebol e das demais categorias não menos importantes do esporte, a todos vocês PARABÉNS pelo esforço que, sem dúvidas, será recompensado.

Lamento-me, entre tantas coisas, pela perca irreparável de Cleiltão no passado e, hoje, do grande amante e professor dedicado ao esporte Fagner, conhecido por nós, como “guiné”. A perca destes para o esporte, só confirma o que digo com segurança.

Eu, humilde e fraco, junto-me a vocês para lutar pela causa do esporte, sem medo!! Assim, faço memória do provérbio: “Frater qui adjuvatur a fratre, quase firma” – “Irmão que é ajudado pelo irmão é como uma fortaleza inexpugnável”. E mais: “Um fraco mais um fraco não são dois fracos, mas um forte, porque a solidariedade gera a força e cria a solidez da fraternidade” – Leonardo Boff.

Portanto, amigos, colegas e conterrâneos de Riacho da Cruz, sintam-se abraçados e solidarizados por mim e por minha amizade. E que nós, juntos, saibamos reiniciar, com ou sem apoio, o prazer de comemorar um ponto marcado ou a proeza de um gol comemorado.


 
Rillen Rossy Rocha Reges,
Presidente municipal do PCdoB


2 comentários:

  1. Isso tem cheiro de politicagem

    ResponderExcluir
  2. Caro Rillen Rossy.

    Acabei de conhecer seu Blog, peço sua autorização para se tornar um de seus seguidores assíduos, por confiar e acredidar nas suas ideologias, enquanto cidadão interiorano da cidade que hoje estou aliado, e por fazer parte de uns dos partidos políticos que são exemplos para a história do Brasil.
    Em relação a matéria postada acima a respeito principalmente do esporte, já tivemos oportunidade de abrir essa discurssão no blog, do caro colega Andre, O Mural de Riacho, e agora vem novamente à tona, o esporte em uma cidade como Riacho da Cruz, é considerado primordialmente uma "ferramenta" de transformação social, não só o esporte como uma questão de lazer, que é essencial mais além desse beneficio, é também um meio pelo qual, muitos jovens se livram dos más caminhos, você a de concordar comigo.
    Duas outras modalidades esportivas, que acho que mereçe destaque é o Karatê e a Capoeira, onde essa última fui instrutor das aulas nessa cidade, e notei um desaparecimento dessa modalidade no município, que à época onde estive presente fazia parte das atividades do PETI( Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e hoje, só existe o Karatê, que deve-se comemorar por essa ainda existência, e lamentar, por uma informação obtida de um dos karatekas de Riacho que nunca tiveram um tatame para treinar, e isso é falta de interesse por parte da administração pública de Riacho da Cruz, pois não é necessário a utilização de altos custos para comprar esse material essencial para a arte do karatê.(acho eu, que não sou praticante).
    Portando caro Rillen, espero encontrar mais postagens interessantes sobre sua cidade natal, e que essas por sua vez sejam construtivas aos jovens dessa cidade e os demais seguidores, por fim deixo a reflexão de uma frase do extraordinário Ruy Barbosa:

    " Um povo cuja fé se petrificou, é um povo cuja liberdade se perdeu"( Ruy Barbosa).

    Atenciosamente
    Katson Fernandes

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...