sexta-feira, 6 de maio de 2011

Prefeitura faz parceria com a UERN para qualificar novos médicos


A Prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, se disse orgulhosa com a proximidade da data de colação de grau da primeira turma de medicina, formada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. A declaração de Fafá foi feita ontem durante a solenidade de assinatura do ato governamental que reconheceu oficialmente o curso de medicina. O documento de reconhecimento foi assinado pela governadora Rosalba Ciarlini.

O curso de medicina da UERN foi criado através da fundação da Faculdade de Ciências da Saúde, ligada a UERN e que selecionou em 2005 a primeira turma de 26 estudantes para a formação médica. A colação de grau desta primeira turma está marcada para o dia 12 de maio próximo. Atualmente o curso tem 156 alunos divididos em seis turmas.

O papel da Prefeitura de Mossoró neste processo foi destacado pelo reitor Milton Marques de Medeiros, em discurso feito durante a solenidade de assinatura do ato de reconhecimento do curso. “A Prefeitura foi uma parceira presente que acatou a nossa proposta de oferecimento aos nossos novos médicos de fazerem a residência médica aqui mesmo em Mossoró”, disse o reitor.

Segundo Milton a tendência era que os jovens formandos buscassem as capitais em busca do estágio, as chamadas residências médicas, geralmente pelo período de dois anos, mas graças a parceria com a Prefeitura de Mossoró, muitos destes jovens poderão fazer aqui mesmo na cidade esta nova etapa de seus aprendizados.

“Quando a UERN nos procurou para que as nossas unidades de saúde, nossos programas de saúde, pudessem ser parceiros para a residência médica dos primeiros formandos, disse ao reitor Milton Marques que a nossa estrutura estava inteiramente a disposição”, justifica Fafá Rosado, dizendo que Mossoró se enche de orgulho com o grupo de médicos formados em nossa própria cidade..

Com a ação da Prefeitura foi possível criar a Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, com a oferta de nove vagas. Através desta experiência os novos médicos passam a desenvolver uma proximidade com o Sistema Único de Saúde, principalmente da Estratégia de Saúde da Família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...