Os quase 20 mil classificados no  concurso do Detran/RN, realizado em dezembro de 2010 e cuja colocação  final foi divulgada em janeiro de 2011, esperavam que maio marcasse a  homologação do resultado oficial, com a consequente convocação, pelo  menos, dos 285 aprovados dentro do número de vagas previsto, já que os  demais farão parte do cadastro de reserva. Porém, a expectativa  anunciada em fevereiro pelo Governo do Estado, de que a homologação  pudesse ocorrer a partir deste mês, não tem qualquer confirmação.
Maio se iniciou sem que a  Secretaria de Administração do Estado estipule uma data para publicar a  homologação, prevista inicialmente para 8 de fevereiro. “Ainda não temos  data para homologar o concurso. A gente está estudando e ainda vamos  nos reunir com o Detran e a Casa Civil para definir a respeito”,  limitou-se a dizer o secretário de Administração, Manoel Pereira. 
Ele preferiu não prever, sequer,  quando uma reunião definitiva irá ocorrer, nem mesmo se com a  homologação será efetivada a convocação de todos os 285 aprovados, de  uma só vez, muito menos se há chance de chamamento dos que ficaram em  cadastro de reserva. O Sindicato dos Servidores da Administração  Indireta (Sinai/RN) cobra uma decisão rápida a respeito.
“Nossa expectativa é que a  homologação do concurso e a convocação dos aprovados ocorra ainda este  mês. Sabemos que as convocações costumam ser gradativas, mas elas têm de  se iniciar”, ponderou o presidente da entidade, Santino Arruda. Ele  afirma que as reuniões internas do governo têm se desenrolado nas  últimas semanas e a diretoria do Detran já contaria, inclusive, com um  plano de distribuição dos concursados, para quando eles forem  convocados.
“O governo e a direção do Detran  têm consciência da necessidade de pessoal, já que a situação do  departamento é gravíssima. São apenas 267 servidores ativos, para mais  de 500 precarizados, entre terceirizados, bolsistas, estagiários”,  comparou o presidente do Sinai/RN.Ele lembrou que a falta de pessoal,  sobretudo qualificado, prejudica todo o trabalho no órgão e afirma que  há mais de 10 anos é preciso renovar os quadros do Detran do Rio Grande  do Norte, que não realizava um concurso público há 32 anos. “O  secretário de Administração parece que não conhece essa realidade”,  lamentou Santino Arruda. 
Lei de Responsabilidade é argumento para atraso
O adiamento na homologação do  concurso do Detran/RN, prevista inicialmente para 8 de fevereiro, veio  no rastro do anúncio do Governo Federal de que os processos seletivos da  União seriam suspensos em 2011, assim como seria adiada convocação dos  aprovados em concursos já realizados. 
No RN, o fato de o Estado se  encontrar acima do limite prudencial de gastos com a folha de pessoal,  de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), foi o motivo  alegado pelo Executivo para a não homologação do concurso do Detran. 
As provas ocorreram em 5 de  dezembro e mais de 31 mil candidatos concorreram. Os vencimentos  oferecidos variavam de R$ 799,30, para nível médio, a R$ 1.634,49, nível  superior. 
Responsabilidade
A Lei de Responsabilidade Fiscal  proíbe o Executivo de aumentar gastos com folha de pagamento, quando se  ultrapassa o limite prudencial, porém o argumento não é aceito por  entidades como o Sindicato dos Servidores da Administração Indireta  (Sinai/RN), para o qual a justificativa terminou se tornando uma  “desculpa” tradicional do poder público, com o objetivo de não realizar  as nomeações necessárias e devida. 
Somente para o cargo de  assistente técnico, área administrativa, 10.068 candidatos passaram no  ponto de corte do concurso em Natal. Em Mossoró, para o mesmo cargo,  foram 2.249. 
TRIBUNA DO NORTE
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário